Ação do psicólogo ajuda os filhos na separação do casal

Vivo nos Estados Unidos há cerca de sete anos e há dois me separei do meu esposo por causa de traição de parte dele, e penso que a separação afetou bastante a minha filha, de 14 anos, porque notei diferença nela a partir dessa época. Ela não gosta da escola, prefere passar o dia todo no quarto. Cortou o cabelo por nada. O comportamento dela é preocupante e por isso resolvi escrever essa carta implorando sua ajuda para ajudar a minha filha.

Resposta: Prezada, é provável que a mudança de comportamento da sua filha seja consequência da separação do casal, talvez inconformada com a atual situação. Neste momento, é preciso calma e muita paciência com ela e, nas conversas que tiverem, mostrar que a separação não diminui o sentimento de amor de mãe e de pai por ela, mostrar que é preciso vontade forte, resignação e coragem para enfrentar as dificuldades do dia a dia, mostrar que é preciso entusiasmo, alegria e disposição para construir um futuro promissor. Também seria adequado procurar ajuda psicológica, visto que uma conversa com um profissional nessa área poderia motivá-la a rever suas atitudes, e, em paralelo, implementar no lar a disciplina racionalista cristã inserida nas obras editadas pela sede mundial do Racionalismo Cristão.

É igualmente importante a prática da limpeza psíquica no lar, prática de higiene mental, uma forma de se obter equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, recomendada pelo Racionalismo Cristão. Também é aconselhável frequentar as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã, se possível com sua filha, onde vocês estarão sob a ação dos fluidos benéficos das Forças Superiores e ouvirão orientações de grande valor para o fortalecimento espiritual. Recomendamos, também, que assista às reuniões públicas a distância, produzidas pela sede mundial do Racionalismo Cristão, às quartas-feiras, às 19h30min (horário de Brasília, Brasil), por meio do site www.youtube.com/racionalismocristao.