O que o racionalismo cristão explica sobre a adoção?
Resposta: Prezada, o Racionalismo Cristão não trata especificamente da adoção, mas, pelos ensinamentos que assimilamos na Doutrina, podemos afirmar que essa é uma prática do bem, pois significa que desejamos ajudar um espírito que precisa de cuidados e orientações para bem conduzir a presente encarnação.
Precisamos estar conscientes de que assumimos o compromisso de atender o espírito que adotaremos não só em suas necessidades físicas (cuidados com a saúde, educação formal em escolas adequadas, educação no lar etc.), como também em suas necessidades espirituais: esse ser precisa de orientação para o sentido do viver terreno, para a importância de assumir sempre atitudes positivas, pensamentos e ações dignas e estar disposto a mudar alguma tendência negativa de seu espírito. Para isso contará sempre com a ajuda daquele que o adotou como filho.
Para bem nos prepararmos para agir corretamente na educação de nossos filhos, contamos com orientações seguras que a filosofia racionalista cristã nos oferece.
Aconselhamos você a ler o capítulo Família e educação de filhos, do livro Racionalismo Cristão. Leia, também, os livros de Maria Cottas e Olga Brandão. Ambas educadoras que nos deixaram sábias orientações que nos ajudam a educar nossos filhos.
Todo esse cuidado exigirá mudanças em seu comportamento. Além disso será um processo para seu crescimento espiritual. Tenha certeza disso!