Ajude, estimule aquele que sofre de depressão

Minha esposa sofre de depressão e toma medicamentos controlados. Tenho muita dificuldade em lidar com essa mazela de minha esposa, pois, sendo honesto, não acredito que depressão seja de fato uma doença como pressão alta, diabetes e outras. Estou errado? Ou de fato devo compreender que a depressão é, sim, uma doença? Já passei por muitos momentos complexos, mas lutei para superá-los conforme luto agora em relação a salvar o meu casamento. Como posso ajudar minha esposa e ampará-la, e como agir melhor nessa situação em que me encontro?

Resposta: Prezado, mais do que nunca sua esposa precisará de muito carinho, compreensão, atenção e paciência, e nunca de críticas ou repreensões, mas sim, de diálogos que visem a ressaltar o seu valor como esposa, como mãe, como filha, como companheira, enfim, qualquer coisa que possa elevar a sua autoestima abalada e que a faça procurar restabelecer em si a força de que é dotada, mas que deixou arrefecer, entregando-se pelo pensamento a essa doença espiritual, pois o início de um processo de depressão nem sempre é percebido, e por isso mesmo combatido por aqueles que adquirem este desequilíbrio psíquico.

Ensina o Racionalismo Cristão que tudo ocorre pela emissão de pensamentos e sentimentos mal direcionados que são cultivados inconscientemente pela pessoa; como os de insegurança, medo, tristeza,    ansiedade, pessimismo diante de dificuldades, pela manifestação de mau humor, irritações, e muitos outros, que acabam transformando-se em uma força   de natureza sombria, negativa, destrutiva; e geralmente ressaltados pela ligação a acontecimentos tristes tão comuns nos noticiários e na mídia em geral.

A solução para reverter esse quadro, que ao acossado, num momento de total escuridão, parece irreversível, é retomar o caminho de volta, pela  conscientização daquilo que a pessoa representa como uma emanação da Inteligência Universal, um espírito, uma força possuidora de seus mesmos atributos a serem desenvolvidos, tais como a inteligência, o raciocínio, a vontade, o autodomínio, a coragem, e muitos outros.

Consciente de dispor de todos esses atributos espirituais, paulatinamente a pessoa, com o auxílio da disciplina recomendada pelo Racionalismo Cristão, vai afastando-se dessas vibrações de pensamentos    tão nefastas e associando-se a campos vibracionais mais amenos, promovendo em si uma mudança em pensamentos, hábitos e costumes.

Esta mudança é possível quando a pessoa se propõe a estudar e pôr em prática o que aqui foi dito e está explanado nos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição, que podem ser adquiridos pelo site: www.livrariarc.net.

Juntamente com essas orientações, esta filosofia espiritualista ensina a praticar no lar a limpeza psíquica, que são vibrações de pensamentos direcionados às Forças Superiores – espíritos que não mais precisam de um corpo físico pois já venceram todas as etapas da evolução terrena – sem qualquer conotação de pedido ou súplica – mas com a finalidade de obter o fortalecimento espiritual para prosseguir em sua caminhada evolutiva sempre com o objetivo de praticar o bem.

Este fortalecimento espiritual contribui também para, pelo uso da vontade, combater a depressão. Mas é necessário ressaltar que os remédios prescritos pelo médico devem ser respeitados, para debelar os  efeitos provocados no corpo físico.

A forma de realizar a limpeza psíquica no lar está contida no site: www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica/. Outra maneira de adquirir esses conhecimentos e participar desta mesma limpeza psíquica coletivamente, é através das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs. No momento as reuniões presenciais do Racionalismo Cristão, em todo o mundo estão suspensas, mas a sede mundial do Racionalismo Cristão decidiu que muitas Filiais podem fazer reuniões a distância, às segundas, quartas e sextas-feiras, via internet. Para participar dessas reuniões do Racionalismo Cristão a distância, envie um WhatsApp para +55 21 99722 7845, e receba um convite para integrar a reunião mais próxima de sua região geográfica.

Existe também a opção de assistir pelo Youtube a uma reunião a distância com o presidente Gilberto Silva, às terças e quintas-feiras, às 16h e às 20h, em forma de Conversa com o presidente, abordando temas sugeridos pelos assistentes, através do site: www.youtube.com/racionalismocristao.

Esperamos que você, procurando fortalecer sua esposa, e ambos, apoiados nesses ensinamentos e pondo-os em prática, consigam reverter esse estado passageiro de depressão que no momento a acomete.