Atributos do espírito para vencer os desafios

Não raro, ouve-se dizer que a vida consiste em uma luta constante. Tal comentário surge mesmo entre aqueles que consideram o lado espiritual da vida. Por certo, o progredir na vivência espiritualista exige não somente uma visão panorâmica do mundo exterior, mas sobretudo um olhar interior.  

Ao olhar para dentro de si, mantendo-se calmo e equilibrado, a pessoa encontrará os recursos para enfrentar problemas e obstáculos, afastando-se de crenças irrefletidas e preconceitos descabidos. Na verdade, amigos, a autêntica interioridade não é uma prática meditativa, mas se funda no raciocínio lúcido e na força de vontade direcionada para o bem – pilares seguros para a manutenção da segurança e da harmonia em qualquer situação. 

É profundamente significativa a capacidade que o ser humano possui de reinventar-se. Nesse passo, é imperioso que haja a compreensão do correto sentido dos problemas que vivencia. Com tal reflexão, o ser terá sua consciência iluminada e poderá concentrar suas energias no presente, do qual depende seu futuro, reconciliando-se consigo mesmo e preservando-se humilde e fortalecido. Ao voltar-se para dentro de si e buscar a natureza de sua essência, contemplará atributos e faculdades espirituais que lhe auxiliarão significativamente na superação de seus desafios, como nos mostra o Racionalismo Cristão. 

A pessoa que mesmo em ocasiões de grande decepção e infortúnio se mantém confiante e certa da transitoriedade dos fatos e fenômenos, demostra que é capaz de assimilar as lições que residem por trás dos reveses. Com certeza, quando o ser humano se encontra em uma situação difícil, quando é pungido pela dor, percebe quão vazia de sentidos e sem afetividade é uma vivência materializada; em tais ocasiões, passa a compreender que fora de uma experiência de vida pautada no amor ao próximo, no respeito, na tolerância e na solidariedade, não poderá fazer vir à tona suas qualidades e atributos. 

Sem conceber a vida como uma oportunidade de crescimento, a pessoa não conseguirá compreender a humanidade no que ela tem de mais valioso: a diversidade e a fraternidade. Amigos, a fraternidade enlaça as pessoas e as aproxima de sua essência, a Inteligência Universal.  

Importa, portanto, dizer sim à vida, compreendendo seus desafios e adversidades, buscando aprender com eles e alegrando-se com a relativa felicidade alcançada quando se age com generosidade, quando se evitam as atitudes interesseiras, quando se tem uma disposição férrea de elevar ao domínio da espiritualidade a razão e o entendimento, porque só a par dos valores da transcendência e em conexão com eles pode a vida florescer e prosperar, e com ela os atributos do espírito. 

Desse modo, sob o impulso do otimismo e do benquerer, com atos que combinam razão e espiritualidade, vamos construindo o edifício de nosso desenvolvimento espiritual. Não seremos autossuficientes, mas gestores competentes de nossos recursos espirituais. 

Vimos que a atitude proativa, consciente e espiritualizada diante dos insucessos e adversidades nos coloca em condições de soerguimento. Se confiar apenas naquilo que as aparências lhe permitem apreender, o ser humano ver-se-á na condição de a pouquíssimas coisas poder dar crédito e tenderá, por conseguinte, ao imobilismo e à negatividade. Em sentido diverso, quando o ser valoriza suas potencialidades e se empenha em desenvolvê-las, os problemas se tornam mais possíveis de ser contornados. Eis um vigoroso apelo para todos nós: entender o ser humano a partir de uma perspectiva integral.  

A abertura para a espiritualidade permite à inteligência humana a imediata percepção da importância de uma conduta lapidar, da virtude de empregar a palavra de forma amena e oportuna, de um estilo de vida reflexivo e ao mesmo tempo dinâmico, que seja otimista e digno. Essas atitudes minimizam, quando não apagam, a presença e o relevo do sofrimento, do drama e da dor, permitindo a ampliação dos atributos do espírito. 

É penetrando cada vez mais fundo dentro de nós mesmos que entramos em contato com a autêntica espiritualidade. Quando temos a coragem de reconhecer que a maioria dos insucessos que vivenciamos se dá por conta de nossos erros e escolhas inadequadas, elevamo-nos espiritualmente. Aquele que almeja reerguer-se e recomeçar na vida deve, em primeiro lugar, abandonar todo impulso à vitimização.  

Vale a pena ressaltar que a perseverança, sustentada pela humildade e pela abertura ao aprendizado contínuo, é uma bela demonstração da inabalável convicção de que os desafios e dramas, adversidades e contrariedades representam, no mais das vezes, a mola propulsora do desenvolvimento dos atributos espirituais. O ser humano que persevera alimentado por essa convicção desenvolve, a cada dificuldade, a cada desafio que enfrenta, seus atributos e faculdades, compreendendo que é da ininterrupta ampliação de suas potencialidades que dependem, em grande parte, sua felicidade e sucesso. 

Muito Obrigado!