Atributos espirituais

Ao nascer, o indivíduo já traz em sua bagagem espiritual inúmeros atributos para serem desenvolvidos e aperfeiçoados no decorrer de sua existência terrena. Esses atributos são entrelaçados uns aos outros de forma que é praticamente impossível desenvolvê-los um a um, separadamente.

O ambiente e o modo de vida do ser humano são fatores que irão favorecer ou dificultar o desabrochar dos atributos; porém, para a evolução do espírito todos os atributos que são inerentes a ele deverão ser desenvolvidos, nem que para isso seja necessário um número inimaginável de viagens entre o seu campo de origem e o mundo de escolaridade.

De acordo com as oportunidades que surgem durante a caminhada neste mundo-escola, um ou outro atributo recebe estímulos para aflorar, e, ao despontar, puxa outro ou outros com os quais mantém correlação. Assim, os atributos vão florescendo à medida em que encontram condições propícias.

O desenvolvimento espiritual requer o cultivo de bons pensamentos e o aprimoramento constante dos atributos, das faculdades e dos valores espirituais. Por aí, vemos que o processo de evolução espiritual vai acontecendo à medida em que o espírito aprimora seus recursos espirituais (atributos, faculdades, valores), que são as ferramentas necessárias para que, quando em existência física, consiga enfrentar qualquer situação encontrada em seu caminhar neste mundo material.

De um modo geral, estaremos, continuamente, desenvolvendo mais de um atributo na luta que necessariamente travamos nesta vida em busca da perfeição. Porém, esse desenvolvimento se dá de maneira desigual, sendo uns de modo mais acelerado e outros mais vagarosamente, tudo de acordo com as condições e oportunidades oferecidas em vida física e em consonância com a qualidade dos pensamentos e sentimentos (bons ou maus), dependo do uso do livre-arbítrio e da força de vontade.

À medida que o ser humano vai ampliando a sua compreensão da vida espiritual, através dos estudos oferecidos pela filosofia racionalista cristã, ele vai percebendo que o êxito ou fracasso de sua vida depende da forma como pensa e age, dos acertos e erros pelos quais passa durante seu aprendizado neste mundo-escola.

Obrigatoriamente, o espírito deverá aprimorar seus atributos ou predicados, e isto somente se dá através de inúmeras vivências entre o campo astral e o terreno, em busca da evolução.

Mesmo após completar sua evolução em plano terreno, o espírito continuará desenvolvendo seus atributos em campos astrais mais evoluídos.

Muitos comportamentos viciosos que possuímos e que nos passam despercebidos são empecilhos para o despertar de diversos atributos.

Assim, no momento em que refletimos sobre o fortalecimento dos atributos, percebemos como é difícil trabalhar os sentimentos em direção à benevolência em sua mais pura concepção.

O escritor Caruso Samel, em sua obra Reflexões Sobre os Sentimentos, nos mostra a importância de o ser humano manter o foco em uma atitude, pensamento e sentimento de bem-querer, indistintamente, em suas relações. Não é fácil trabalhar os elementos da espiritualidade, pois para isso é necessário muito esclarecimento e força de vontade. Não adianta o conhecimento sem a prática.

Para estarmos sempre em sintonia com as forças do bem, criar sinergia com as vibrações emanadas do Astral Superior, precisamos altear nossos pensamentos com o propósito de atingir as esferas superiores, o que demanda muita vibração com o pensamento firme nesse propósito, para ultrapassar a atmosfera fluídica densa que está toda enredada com as ilusões da matéria. A utilização dos atributos aflorados deve constituir-se em uma constante atividade, para que haja essa ligação.

Sentimentos positivos são fonte de energia. Assim, sentimentos de gratidão, amor, compaixão, amizade, altruísmo, bondade, honestidade, coragem etc., com a pratica do bem, aumentam a coerência energética entre os que os emitem e aquela emanada das Forças Superiores.

O processo de evolução ocorre no corpo fluídico, onde está instalado o elemento negativo que deverá ser trocado pelo elemento positivo, que foi despertado e trabalhado criando forte energia correspondente, estabelecendo-se, assim, a troca de elementos fluídicos.

Portanto, à medida que se desenvolvem os atributos, aos poucos vai ocorrendo a troca de cargas negativas do corpo fluídico, que são eliminadas e substituídas pelos fluidos positivos, ficando o indivíduo mais receptível aos fluidos fortalecedores de campos astrais superiores, promovendo assim sua evolução espiritual.