Bom uso do livre-arbítrio revela planejamento em campo astral

Sempre auxiliado por espíritos com maior grau de evolução, cada passagem do espírito pela Terra é resultado de um planejamento circunstancial por ele feito em seu mundo de estágio e a ser efetivado de forma pormenorizada em vida física neste mundo de escolaridade.

De acordo com o nível de evolução do espírito, o planejamento realizado contém os objetivos gerais traçados e voltados para o seu maior progresso evolucional. É no desenvolvimento de suas diversas fases em corpo humano que o espírito particulariza no plano físico as metas traçadas em campo astral, mediante o intenso convívio que as relações interpessoais possibilitam, com inúmeras experiências que enriquecem a bagagem evolutiva e que possibilitam  também dela retirar os erros cometidos em existências passadas.

Todavia, muitos estudiosos do Racionalismo Cristão acham ser inexequível a concretização desse projeto espiritual e se perguntam: “Como poderemos alcançar nossos objetivos espirituais neste mundo de escolaridade se deles não nos recordamos, sequer sabemos como eles constam no planejamento que fizemos ao decidirmos, como espíritos, deixar nossos mundos de estágio para uma nova existência em corpo humano?”

Na realidade, embora na forma de indagação, podemos afirmar que é um pensamento equivocado.

O espírito conhece muito bem, e guarda no seu corpo fluídico, as metas evolutivas que decidiu alcançar ao tomar posse de um corpo físico por ocasião do seu nascimento. A partir daí, o ser humano não se recorda conscientemente dessas intenções, porque precisa isolar-se de tudo que ocorreu em existências passadas, a fim de conviver com os demais indivíduos sem os ressentimentos ou rancores porventura surgidos nessas outras vidas. Ele precisa acessar os registros contidos no corpo fluídico, no seu subconsciente, mediante autorreflexão. Não uma autoanálise aleatória, mas, sim, como a que é feita pelos olhos de um pesquisador, que os direciona para um foco, para um preciso objetivo de estudo.

Autoanalisar-se espiritualmente é como ter um olhar técnico sobre a vida transcendente. Quanto mais a pessoa estuda, quanto mais se esclarece, mais se delineiam na mente os objetivos evolutivos planejados em campo astral, mais fácil de ir, portanto, ao encontro deles no plano físico. Nada na vida ocorre por acaso, tudo diz respeito às necessidades evolutivas, em conformidade com suas próprias leis, que são naturais, imutáveis e regem o Todo Universal.

Podemos exemplificar o que comentamos com fatos reais, como o de uma pessoa que, ao acessar a internet e consultar as mídias sociais do Racionalismo Cristão e o próprio Portal A Razão, tem a curiosidade despertada para a espiritualidade e procura conhecer uma casa racionalista cristã. Como o fortalecimento e o esclarecimento absorvidos nas reuniões públicas e a recomendada prática diária da limpeza psíquica facilitam o acesso às informações contidas no subconsciente, ela consegue analisar seu comportamento diante das situações que a vida apresenta, bem como avaliar de maneira fácil sua personalidade, ou seja, do que aflora do corpo fluídico associado ao que lhe aconteceu de bom e ruim no cotidiano da existência em curso, redirecionando o rumo da vida de acordo com a autoimposição feita no mundo espiritual, sem se afastar do caminho do bem.

Portanto, o planejamento feito em campo astral é revelado pelos pensamentos vibrados com intensidade e valor, pelo uso do livre-arbítrio voltado para a prática do bem, pelo desenvolvimento dos atributos espirituais, pela autorreflexão que antecede as irradiações diárias de limpeza psíquica, enfim, pela prática da espiritualidade defendida e divulgada pelo Racionalismo Cristão. São comportamentos adequados ao progresso evolutivo, sem perda de tempo e débitos espirituais a serem liquidados em obrigatória existência futura por autodeterminação do espírito.