Casa do Racionalismo Cristão comemora 77 anos

A Filial Vicente de Carvalho (Rio de Janeiro) do Racionalismo Cristão comemorou 77 anos de fundação da Doutrina na sua região, com reunião cívico-espiritualista realizada em 24 de novembro. Após o término da reunião espiritual começou a parte cívica, com o discurso da presidente da Filial, Sra. Vanda Coutinho Pandolpho, que ressaltou a disciplina como pilar de sustentação da filosofia racionalista cristã, pois todos que a ela chegam são convidados a disciplinarem-se de acordo com os princípios codificados por seu fundador, Luiz de Mattos.

Vanda Coutinho Pandolpho citou ainda o início do Racionalismo Cristão como Correspondente na região de Vicente de Carvalho, em 1940, e destacou que, através dos reveses, os seres encarnados despertam para a espiritualidade, citando o exemplo do fundador da Filial Vicente de Carvalho, José André, que conheceu o Racionalismo Cristão em virtude do sofrimento da esposa e dos filhos.

Citou ainda o exemplo de racionalista cristão autêntico que foi o presidente astral da Filial Vicente de Carvalho, Manoel Garcia, que se tornou grande amigo e fiel companheiro de Antonio Cottas e sua família, sobretudo nos momentos difíceis que passaram para manter a integridade do Racionalismo Cristão. Encerrou o discurso destacando o júbilo do início do Racionalismo Cristão em uma região que culmina com a fundação de uma casa racionalista cristã, e agradeceu a todos os assistentes e militantes presentes.

Em seguida discursou o militante Fabio Mesquita Franco, que discorreu sobre a importância dos trabalhos em uma casa racionalista cristã, proporcionando bem-estar, leveza, confiança e certeza da próxima vinda. Lembrou ainda os antecessores que “também abriam nossas Casas, envolvidos pelo mesmo sentimento de amor ao próximo e fraternidade, e que de seus mundos nos enviam força para continuarmos”.

O secretário da filial, João Joaquim da Silva, lembrou José André, que, intuído pela plêiade do Astral Superior, junto com abnegados amigos espiritualistas, sentiu a necessidade da abertura da filial na região de Vicente de Carvalho, com recursos próprios e na qual chegam pessoas necessitadas de amparo espiritual e enfrentando problemas inerentes à Terra e que daqui saem fortalecidas espiritualmente.

João Joaquim da Silva citou ainda que muitos pensam que ser militante da Doutrina é muito difícil, mas não é, pois o benefício que nos é proporcionado é muito grande.