Castigos, criação apenas humana para corrigir faltas

Nas sociedades humanas os castigos que se impõem aos julgados criminosos são definidos pelas leis locais. Estas preveem punições que variam de acordo com o que diz o código de conduta definido por aquela sociedade. Algumas dessas leis nos parecem demasiadamente cruéis. Por outro lado, uma pessoa criminosa pode ficar impune porque as leis humanas não são perfeitas.

“Se as leis humanas são imperfeitas, as naturais não o são e não falham”, você pode acrescentar. É verdade, pois as leis naturais foram criadas pela Inteligência Universal. Porém, as leis naturais não impõem castigos.  “Como assim?”, você pode perguntar com algum espanto. Este ponto precisa ser aclarado e é o que vamos tentar fazer. Vamos lá.

O que são castigos? Muitas pessoas consideram erroneamente como castigos algumas situações. Trabalhar, por exemplo. Neste caso, as pessoas devem conscientizar-se de que trabalhar é mais um prêmio do que um castigo, é uma missão que permite ao espírito praticar o bem, um dos seus objetivos em sua caminhada evolutiva. Além disso, o trabalho sempre beneficia outro contribuindo para o progresso geral. Vamos, então, trabalhar com consciência e alegria.

Outros consideram que catástrofes, calamidades e epidemias, que vez ou outra afligem a humanidade, são castigos divinos.  Outro engano. Esses eventos não são castigos, mas fatos da natureza ou das condições humanas que podem ocorrer na vida terrena. Cabe a cada um de nós tomar os cuidados que a situação requer.

“O que pensar dos castigos aplicados às crianças?” você pode perguntar. São necessários quando justos, respondemos. Contudo deve-se explicar à criança o motivo pelo qual está sendo castigada. Ela precisa entender. Um castigo nunca deve ser acompanhado de violência, física ou moral. Castigos aplicados a crianças devem ter caráter pedagógico, educacional. Suspender temporariamente um privilégio ou uma regalia é exemplo de castigo pedagógico.  Um castigo que a criança julga merecido é uma lição de vida que vai ajudar a moldar o seu caráter. Vamos castigar nossas crianças com consciência?