Como tornar-se militante do RC

Frequento o Racionalismo Cristão há mais de dez anos e gostaria de saber como proceder para ser militante.

Resposta: Prezada, parabéns por demonstrar a vontade de ser militante desta filosofia. As instruções para tal fim estão contidas no livro Prática do Racionalismo Cristão, que assim se expressa:

”Para ser aceito como militante, o candidato deverá satisfazer às seguintes condições:

  1. Requerer sua inscrição por escrito ao presidente da respectiva Casa;
  2. Preencher a ficha de inscrição, na qual constará, entre outros dados pessoais, o compromisso de prestar graciosamente sua colaboração na militância do Racionalismo Cristão; e
  3. Já haver o candidato, na data do pedido, frequentado as reuniões públicas por um período mínimo de um ano, atestado, por escrito, pelo encarregado de salão da casa racionalista cristã respectiva.

A aceitação do pedido pelo presidente da Casa dependerá da satisfação, pelo candidato, das condições básicas acima referidas, de rigorosa apuração e avaliação no tocante à conduta pessoal e, em entrevista realizada com o requerente, da constatação de que a vontade de ser militante não resulta de entusiasmo passageiro, mas de decisão consciente de servir à humanidade.

O primeiro dever de um militante de casa racionalista cristã – em todos os atos da vida – é dar exemplos da prática efetiva dos princípios que aprendeu”.