Correspondente em Minas Gerais festeja 76 anos

O Correspondente Barão do Monte Alto (MG) do Racionalismo Cristão comemorou, com reunião cívico-espiritualista, seus 76 anos de existência. Na ocasião, a presidente da Casa, Sra. Elza Andrade, proferiu discurso em que reverenciou os espíritos dos que lutaram para a fundação do Correspondente, e citou Luciana Gertrudes de Paula, Joaquim Jacinto de Andrade, Francisco Pereira de Andrade e, em especial, Cecília Andrade Silva, que desafiaram a religiosidade predominante na época e buscaram na filosofia espiritualista racionalista cristã  as respostas que seus espíritos inquietos e questionadores formulavam sobre a existência terrena.

Lembrou a presidente que Luiz de Mattos esclarece que a convivência no meio social gera conflitos, sofrimentos e desgostos, mas também proporciona alegria, bem-estar e felicidade. A maneira de lidar com esses sentimentos antagônicos é o grande desafio dos seres humanos.

Citou também Humberto Rodrigues: Ele “ensina que  a filosofia racionalista cristã é simples e objetiva para todas as pessoas, porque independe de nível cultural e intelectual, de condição socioeconômica,  de escolha étnica, familiar e de nacionalidade, de preferência religiosa ou ponto de vista filosófico. Suas normas de conduta de natureza espiritual são voltadas para as que querem uma vida de paz e prosperidade, a ser conquistada com pensamento e livre-arbítrio dirigidos para a prática do bem, disciplina, domínio das emoções e força de vontade”.