Cresça espiritualmente ainda que enfrente tensões emocionais

Quero mudar meu jeito de ser, mas não sei como. Estou cuidando de uns parentes idosos, porém lúcidos. Quando eles melhoram de saúde, começa todo o comportamento de dormir tarde, comer tarde, não tomar água… e acabam adoecendo de novo. Falo da importância da saúde mas chega a ser desgastante. E quando adoecem fica mais trabalho e preocupação para mim. Eu não queria ser assim, eu queria não me importar, porque está me prejudicando muito essa tensão quando adoecem. Estou muito cansada. Peço um conselho de como mudar. Estou cansada de ficar falando insistentemente para se cuidarem, tomar água, comer cedo, dormir cedo e não dão ouvidos e estou cansada de ver o sofrimento deles quando adoecem. Não quero ser assim que muito prejudica meu corpo pois fico tensa, com o coração acelerado.

Resposta: Prezada, o espírito em corpo humano, vivencia experiências variadas que lhe darão oportunidade de desenvolver atributos e faculdades espirituais, e sempre devemos aproveitar esses momentos para crescer espiritualmente, mesmo que isto resulte em severas dificuldades e tensões emocionais.

No caso em questão, a calma, a paciência, os bons pensamentos e muita vontade de fazer o bem podem resultar em acúmulo de experiências que irão mostrar-lhe quais as melhores decisões a tomar, para cuidar dessas pessoas idosas que tanto necessitam da sua ajuda e compreensão. Muitas vezes, uma palavra carinhosa e amiga, seguida de explicações lógicas e racionais, auxiliam na mudança de hábitos, porém sabemos que muitos idosos trazem hábitos e, às vezes, vícios arraigados na mente, que dificilmente eliminam.

Importe-se, sim, com eles, dê-lhes atenção e não se canse de orientá-los no sentido de preservarem a saúde física e mental.