Cresce o RC, impulsionado pela união de militantes mundo afora

Palavras de enaltecimento a Luiz de Mattos, fundador do Racionalismo Cristão, e sua obra, e destaque à expansão dessa Filosofia no mundo marcaram a reunião comemorativa dos 44 anos de fundação da Filial Lisboa e 13 anos de sua sede própria.

 Além da dirigente-geral da Casa, Maria do Céu Sousa, discursou a militante Vera Oliveira, que destacou: “É com imensa alegria que nos reunimos, depois de uma reunião pública tão proveitosa, para comemorar. Alguns amigos podem pensar que é mais uma data festiva, mas é bem mais do que isso.

Para os militantes do Racionalismo Cristão e para os assistentes assíduos e convictos, esse encontro é um recordar de lutas, dedicação, abnegação, disciplina, força de vontade, convicção nos princípios; um recordar de paz, alegria e amor, amor à humanidade, aos princípios racionalistas cristãos, ao Astral Superior, àquele que nos legou esta engrandecedora Filosofia.

Como não amar um espírito que nos legou o Racionalismo Cristão, uma filosofia que só nos engrandece, que nos fortalece nas horas difíceis, que nos esclarece nos momentos de dúvida e que nos espiritualiza e torna mais leve a nossa evolução espiritual?

O Racionalismo Cristão, quando bem entendido, sentido e praticado, é a luz que nos ilumina o caminho, é a água que nos mata a sede, é o abraço nas horas difíceis, é a paz que nos acalma o espírito, é o Todo que preenche o vazio.

Para terminar, gostaria de deixar palavras de Antonio Cottas, que penso serem das mais bonitas e profundas de que tenho memória de ter lido, e acredito traduzirem bem aquilo que os racionalistas cristãos convictos sentem: ‘Não tenho a pretensão de passar à história, mas lutaria pela defesa desta Doutrina como se fosse um soldado, e marcharia para a frente com a mesma firmeza com que tenho marchado nestes 30 anos, nem que tivesse de caminhar para a forca ou ser fuzilado…’”

Crescimento do Racionalismo Cristão. Maria do Céu afirmou que tem sido notável o crescimento do RC, com a proliferação de Casas mundo afora, explanando seus princípios, sua disciplina e conhecimentos, fortalecendo e espiritualizando a humanidade.

Para que essa concretização continue, os espíritos do Astral Superior necessitam que, na Terra, nunca falte o ingrediente indispensável que os saiba atrair: o ser humano. “Sim, amigos, os espíritos do Astral Superior precisam de seres humanos. A finalidade é apoiarem-se na humanidade esclarecida pelo RC para que, através da lei universal da atração, consigam formar correntes fluídicas de Luz e envolver e intuir as pessoas que vão pensando de forma elevada, praticando o que aprendem diariamente com o estudo desta Filosofia. Esse crescimento é notório quando amigos se vão inscrevendo como militantes e outros abrindo novas Casas em outras localidades e países”, afirmou.

Disse ainda a dirigente-geral que “foi com essas vibrações espirituais elevadas que chegamos a 30 de junho de 1979, dia em que Francisco Gomes de Abreu concretizou o seu grande objetivo, planejado em seu campo astral, que foi a fundação da Filial Lisboa. Sozinho? Não, amigos! Ninguém faz algo tão sublime sem a presença de espíritos do Astral Superior, em conjunto com amigos e companheiros na Terra, alguns que já fazem agora parte da plêiade do Astral Superior.”

Maria do Céu agradeceu: “Externamos nossa enorme gratidão, nas comemorações do 44º aniversário da fundação da Filial Lisboa e o 13º aniversário de sede própria da nossa querida Filial, inaugurada pelo nosso muito estimado e querido presidente do RC, Gilberto Silva.

É assim, amigos, com a união e esforço, persistência, perseverança, de todos os queridos militantes mundo afora, que o Racionalismo Cristão tem prosperado. O tempo nos vai deixando exemplos de incentivo, confiança, fraternidade, tolerância, respeito e amor espiritual, entre outros atributos espirituais, para recebermos em nossas reuniões espiritualistas todos os amigos assistentes que possam aportar a esta escola espiritualista, sentindo-se sempre mais esclarecidos, fortalecidos e espiritualizados. 

Finalizamos estas comemorações com um grande abraço de agradecimento a todos os amigos presentes, pela sua sempre prazerosa companhia. A todos vocês, o nosso abraço, a nossa amizade, o nosso carinho espiritual.”