Criança batizada não perde  o direito a futuras escolhas

Estou em um dilema: tenho um bebê, meu marido, católico, quer batizá-lo e quer que ele siga na Igreja Católica participando de catequese, essas coisas. Eu não quero isso, porém não sei o que fazer, o que falar, porque eu não quero que imponha uma religião; quero que meu filho siga nos princípios do Racionalismo Cristão. Me ajudem, estou aflita.

Resposta: Prezada, para resolver problemas em relação a divergências de opinião entre o casal, o Racionalismo Cristão orienta-nos para que tenhamos um diálogo franco e honesto em que deixemos claro que respeitamos o livre-arbítrio de cada um, não impomos nossas ideias e queremos, também, ser respeitados em nossas ideias e escolhas.

Se a família quer batizar seu filho, não rejeite a ideia, tendo a convicção de que isso nada significa para o bebê. Antes e depois da cerimônia faça as irradiações e permaneça tranquila durante todo o ritual.

Muitas vezes, a família quer seguir rituais arraigados na cultura brasileira e irá sentir-se lesada se não puder fazer determinadas cerimônias. Essa é uma divergência que poderá causar atritos não desejáveis.

Quanto à orientação futura da criança, aguarde o momento adequado para mostrar que deixará para o filho a escolha que deseja fazer. Assim sendo, não imporá nada que venha cercear o livre-arbítrio do filho. Mas lembre-se, essa é uma batalha a ser travada bem mais adiante. Não inicie a luta agora.

Com o passar do tempo, poderá apresentar ao filho os valores que o Racionalismo Cristão explana, e que é muito importante que possamos transmiti-los aos nosso filhos. Com isso estará assegurando uma boa formação moral ao filho que confiou em você para bem conduzir a atual encarnação.

Seus exemplos, suas atitudes, seus pensamentos constituirão a base construtiva que deseja construir para seu filho.

Leia e releia as obras de Olga Brandão de Almeida e de Maria Cottas, ambas educadoras que nos deixaram lições valiosas sobre como educar nossos filhos.

Confie em si mesma e não se deixe abater por questões que, no momento, são secundárias. Lembre-se de que, se você se opuser ao que a família deseja neste momento, poderá mostrar uma resistência que só aumentará a resistência do esposo e da família.
Esperamos ter oferecido a você as orientações que podem ajudá-la a enfrentar e vencer com serenidade a situação atual.