Crianças de 0 a 100 anos em festa na Filial Cachoeiro do Itapemirim

A participação da bebê Bela Moreira Spada Elias (três meses), neta de Rosemary Batista, diretora da Casa, e Wilion Boato (90 anos), presidente da Filial Vitória (ES), ilustram bem o 2º Encontro das crianças – de zero a 100 anos, promovido pela Filial Cachoeiro do Itapemirim (ES) do Racionalismo Cristão, sob a direção de Antonio Carlos de Carvalho, presidente em exercício do Filiado.

O evento foi realizado na manhã de domingo 23 de outubro, no Clube da Caixa Econômica, Bairro Aeroporto, e incluiu a entrega de brinquedos às crianças por Rosemary Batista, e apresentação de musical infantil: Mariana Bittencourt (8 anos), André Bittencourt (7 anos) e Murilo Bittencourt (6 anos), sob orientação da professora Aleomar Batista, apresentaram a música Filhote do filhote, de Claudia Duarte e Rubinho do Vale.

Alunos de violão e canto e professores apresentaram a música Trem bala, de Ana Vilela. O coral adulto Guerreiros Carvalho, com participação das bailarinas Laisa Bittencourt e Sophia Bittencourt, apresentou a música Pra Melhorar (Flor / Marisa Monte / Seu Jorge). A programação teve, ainda, a leitura de um trecho do livro Valorize sua vida, de Olga Brandão, por Humberto Boato, presidente em exercício da Filial Vitoria (ES), e Wilion Boato recitou o poema de Benjamim Silva O frade e a freira.

Antes do pronunciamento de Antonio Carlos, encerrando o encontro, houve sorteios de brindes e mimos – livro editado pela Sede Mundial, camisa, garrafa térmica e boné do RC, porta objetos e porta celular e distribuição do jornal A Razão.

A programação reservou tempo ainda para chamar a atenção das crianças para e necessidade de preservação da natureza. Poliana Bittencourt Furlan leu o artigo O esclarecimento espiritual e a ecologia, de Rute Helena Macário, militante da Filial Santos (SP), publicado na edição de novembro de 2021. Diz o texto: “Para o tema em questão, o esclarecimento espiritual é fator importante para que os seres tratem com seriedade a preservação do meio ambiente, pois este belo planeta é provisoriamente nossa casa, enquanto espíritos em evolução de posse de um corpo físico.”

Antonio Carlos de Carvalho deixou seu recado: “Encerrando minha participação nesse maravilhoso Encontro destaco a raiz do cooperativismo, em seu significado, seguimento em busca de objetivos mútuos. Mas isso vai além da busca por direitos, porque une as pessoas através de laços de amizade, companheirismo e amor, além dos interesses em comum; cooperativismo é também vida, pois renova a esperança de famílias e crianças que necessitam de ajuda através de projetos.

Cooperativismo desenvolve nas crianças ideias sobre cooperar, trabalhar em equipe, ajudar uns aos outros e gerar habilidades do convívio em grupo. Por esse motivo a diretoria da Filial de Cachoeiro de Itapemirim e os militantes lançaram o projeto de aulas de violão e canto. Com certeza houve o início e vamos prosseguir ampliando o atendimento em outras áreas do conhecimento.

Agradecemos a participação de todos os amigos e familiares, incluindo os novos amigos que fizemos hoje, como os familiares dos alunos da aula de canto e violão e simpatizantes pelo Racionalismo Cristão. Aos militantes da Filial Cachoeiro, pelo empenho, e aos professores Aleomar Batista (diretora da Filial) e Roque Peixoto.

Também os amigos de outras filiais, como João e Luiz Thomaz da Filial de Campos dos Goytacazes (RJ); Wilion Boato, Humberto Boato e demais militantes e familiares da Filial Vitória (ES), Flávio Juliano e a esposa, Marilúcia, da Filial Nilópolis (RJ);  e também a presença de Elisete Oliveira, que veio de Belém (PA) para nos prestigiar. É muita honra. Muito obrigado a todos e até o nosso 3º Encontro das Crianças de 0 a 100 anos.”