Deixe o passado para trás e confie em um futuro promissor

Sempre escrevo ao Racionalismo Cristão a fim de ter uma boa orientação diante de alguns fatos no meu caminho, e é o que venho pedir agora.

Para começar, neste fim de ano completo 44 anos e estou contente por minha saúde, mas ao longo do ano tive algumas derrotas: perdi o emprego por conta de fechamento da empresa em que trabalhei, tive covid, alguns amigos se afastaram, relacionamento amoroso não foi adiante. Muita coisa!

Estou bem chateado com tudo, sem ânimo, com alguma revolta e conflitos internos que estão me fazendo mal. Ao mesmo tempo tento ser forte, buscando repelir isso tudo, mas não estou conseguindo. Sigo o RC no Instagram e sempre leio as mensagens que me fortalecem, mas logo volto à estaca zero. Sei que foi um ano difícil para todos, e comigo não foi diferente, mas peço orientação para afastar essa angústia e começar a ver o lado bom das coisas. Estou sem rumo…

Resposta: Prezado, conhecendo o Racionalismo Cristão, já percebeu que essa filosofia nos orienta sobre aspectos espiritualistas. Vejamos alguns:

  1. Em primeiro lugar, todos nós escolhemos passar por uma existência terrena por um motivo muito forte: para alcançarmos maior evolução espiritual.
  2. Também temos, em campos vibracionais superiores, plena noção de que para alcançarmos nosso objetivo teremos de enfrentar as vicissitudes próprias deste planeta-escola.
  3. Sabemos, também, que temos todos os atributos espirituais necessários para enfrentar tais vicissitudes. Se os problemas surgem, é para que possamos aprimorar nossos atributos espirituais.
  4. Aprendemos quão importante é não nos entregarmos ao desespero ou à revolta, pois ambos são sentimentos negativos que abatem nosso ânimo, tirando de nós a força necessária para enfrentar e vencer os obstáculos que surgem.
  5. Compreendemos que, conforme vibrarmos nossos pensamentos e sentimentos, entraremos em sintonia com vibrações similares. Se vibramos positivamente, estaremos em sintonia com vibrações positivas que nos animam, fortalecem e nos ajudam a ver com clareza soluções possíveis, o que não ocorrerá se estivermos imersos em vibrações negativas.
  6. Podemos, portanto, concluir que a solução de nossos problemas está sempre ao nosso alcance, desde que não nos entreguemos à negatividade. Vencermos obstáculos é um caminho precioso para evoluirmos. E foi esse compromisso que assumirmos ao escolher passar pelas experiências que a Terra nos oferece.
  7. Dessa forma, aconselhamos você a não ficar pensando nos problemas ocorridos em 2021 e fixar sua atenção para novas oportunidades que surgirão em 2022. Tenha certeza de que isso ocorrerá.

Confie em si mesmo, siga as orientações que essa Filosofia nos oferece. Faça sempre a limpeza psíquica duas vezes ao dia, conforme indica o Racionalismo Cristão, e mantenha sempre ânimo elevado e muita confiança nas lutas e vitórias que vai cumprir na atual vida terrena.

Veja o que é o RC. Faremos uma rápida apresentação dessa Filosofia, para ajudá-lo a se localizar espiritualmente nas condições que está enfrentando. O Racionalismo Cristão não é um centro espírita; é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra.

O Racionalismo Cristão é um conjunto completo de ensinamentos espiritualistas, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental – o próprio eu – presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e, com isso, um mundo menos agressivo, menos intolerante, mais justo e compreensivo.

O Racionalismo Cristão afirma ser o Universo composto de Força e Matéria. A Força – que incita e movimenta todos os corpos (Matéria) – é o Princípio Inteligente que interpenetra todo o Universo. Esse Princípio Inteligente é compreendido pela maioria das pessoas como Deus, que o Racionalismo Cristão prefere denominar Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal, da qual somos uma emanação que contém os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra.

A Força Criadora mantém o Universo regido por leis naturais e imutáveis, às quais estão sujeitos todos os seres, não admitindo assim o Racionalismo Cristão provações, predestinações nem milagres. A filosofia racionalista cristã ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbítrio, faculdade espiritual controlada pelo pensamento, raciocínio e vontade. Por isso, conforme pensarmos, assim seremos, o que de mal desejarmos ao próximo a nós mesmos estaremos a desejar e o que de bem fizermos, em nosso benefício redundará, pois seremos aquilo que quisermos ser. Ensina, pois, a não se cultivarem sentimentos de ódio, inveja, ou de malquerença, desesperança ou revolta.

Por essas explicações, você já deve ter percebido que não adotamos práticas semelhantes às de centros espíritas, não interferimos no livre-arbítrio das pessoas, respeitamos a vontade dos seres humanos, por sabermos que todos são responsáveis por suas escolhas.

Orientações do RC. Entre as orientações oferecidas pelo Racionalismo Cristão, é muito importante a prática diária da limpeza psíquica no lar. A filosofia racionalista cristã aconselha todas as pessoas a terem equilíbrio espiritual e físico, por meio de um viver disciplinado, metódico e consciente, e adverte que o indispensável preparo mental, conseguido através da limpeza psíquica, é tão necessário ao espírito quanto a higiene física é para o corpo.

Para você se aprofundar nos belíssimos ensinamentos desta Filosofia, sugerimos a leitura das nossas obras, principalmente as essenciais, optando pelas edições mais recentes:

Racionalismo Cristão – contém assuntos de grande valor filosófico, moral e espiritual, e ao final, uma síntese dos princípios racionalistas cristãos, princípios esses que devem ser seguidos com a maior fidelidade possível;

A vida fora da matéria – com ilustrações muito elucidativas que, entre outras, mostram a importância da irradiação de bons pensamentos, para atrair as Forças Superiores; o trabalho dos Espíritos Superiores durante as reuniões espiritualistas em uma casa racionalista cristã, para efetuar a limpeza da atmosfera fluídica da Terra e desanuviar este planeta de tantas influências negativas;

Prática do Racionalismo Cristão – livro importantíssimo para os militantes, por conter toda a disciplina utilizada nas reuniões espiritualistas em uma casa racionalista cristã, mas que traz também informações de grande relevância para todos aqueles que desejam espiritualizar-se dentro da disciplina adotada nesta Filosofia.

Esses livros e outros podem ser encontrados em qualquer casa racionalista cristã ou ser adquiridos em nossa livraria virtual, acessando www.livrariarc.net.

Lute com galhardia por dias melhores e vença a si próprio, para sentir o grande prazer de estar no seleto grupo dos vitoriosos, dos espíritos que souberam tirar proveito das oportunidades que encontraram na Terra para evoluir.

Esperamos ter contribuído para que deixe o passado para trás e cresça com os olhos voltados para o futuro. Que este ano que se inicia signifique uma mudança positiva em sua vida. Só depende de você.