Despertar para a espiritualidade

O público que acompanhou os eventos comemorativos do 71º aniversário da elevação da casa racionalista cristã de Cuiabá à categoria de Filial teve oportunidade de se informar sobre fundamentos, princípios, prática e benefícios do Racionalismo Cristão ao assistir às duas palestras apresentadas pelo presidente da Doutrina, Gilberto Silva. Uma delas, na sede da Associação de Magistrados, versou sobre O despertar para a espiritualidade.

Após citar elucidativos textos de Luiz de Mattos e Humberto Rodrigues, o palestrante destacou que os seres humanos em geral não escapam aos momentos difíceis. Mesmo assim, ainda buscam superar maus hábitos e imperfeições, a fim de evitar sofrimentos desnecessários. “Reveses são fenômenos úteis ao desenvolvimento espiritual. Constituem, portanto, oportunidades para a real conscientização da vida, para o equilíbrio psíquico e para a supressão de desejos intemperados, mas nem sempre o sofrimento se faz necessário para o despertar espiritual”, disse.

Explicou que, quando o ser humano se volta para o estudo de si mesmo adquire, à medida que mais se dedica a esse estudo, o conhecimento e controle de suas faculdades e de seus atributos espirituais, despertando, gradativamente, o interesse pelo seu aprimoramento. Sua conduta vai aos poucos destacando-se no meio em que vive, em razão de seu equilíbrio psíquico e de suas ações, ponderadas e refletidas, sempre voltadas para a prática do bem.

Gilberto Silva explicou também que a pessoa equilibrada constrói em torno de si um ambiente fluídico condizente com seus pensamentos elevados e suas ações benfazejas. Seu sucesso nas relações pessoais, no trabalho e na sociedade de modo geral inspiram os semelhantes, estimulando o desenvolvimento espiritual, especialmente o atributo da vontade, para superar os obstáculos.

Lembrou que os ensinamentos espiritualistas defendidos e divulgados pelo Racionalismo Cristão convidam ao exercício da razão, da ponderação e da reflexão. Sua prática cotidiana produz inumeráveis benefícios, tanto espirituais quanto materiais, que só as pessoas que têm a felicidade de vivenciá-los sabem avaliar.

Destacou que, nas casas racionalistas cristãs, os princípios espiritualistas se revelam nos detalhes, na sutileza do ambiente fluídico formado, na disciplina dos militantes, no clima de otimismo e solidariedade humana. A cada reunião pública de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual, o Racionalismo Cristão proporciona aos assistentes e militantes a alta oportunidade de interiorização, de vivência da espiritualidade elevada e de entendimento do real sentido da vida, que é a evolução adquirida através do esclarecimento espiritual, que permite a harmonização de pensamentos, a subjugação dos impulsos, a ampliação do discernimento.

Durante as reuniões espiritualistas das casas racionalistas cristãs, disse Gilberto Silva, o trabalho se desenvolve em dois campos vibratórios: o astral e o físico. Há, portanto, duas equipes interagindo: as Forças Superiores e a militância do Racionalismo Cristão. Dessa forma, os militantes devem ter sempre em mente os elevados objetivos desse intercâmbio espiritual: aprender, para estudar a si próprio, e trabalhar, para se aperfeiçoar moralmente, de modo a produzir as condições necessárias à atração de espíritos do Astral Superior, que coordenam todos os trabalhos realizados em nossas Casas.

A exigência do conhecimento disciplinar básico por parte dos militantes garante a segurança dos trabalhos espiritualistas realizados nas casas racionalistas cristãs, e o conhecimento da Doutrina proporciona as condições necessárias para esclarecer de modo convincente os assistentes das reuniões públicas, de modo a aliviar suas angústias e lhes facultar o aprendizado espiritualista mediante essas orientações coerentes e positivas, mas, sobretudo, os convencendo através de exemplos salutares e dignificantes.

A harmonia do conjunto Astral Superior e militância é realçada como objetivo a ser alcançado pelo grupo, num processo espiritual em que a dedicação de cada militante interage com a dos demais, estabelecendo-se uma corrente fluídica poderosa, cujo resultado é maior que a soma das partes.

A cooperação é a chave que abre a porta do sucesso ao trabalho de equipe e expressa, efetivamente, o bem-querer que envolve assistentes e militantes nas casas racionalistas cristãs. Essa motivação permanente para a prática do bem se consolida nas reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual, e se espraia além dos limites físicos dos recintos de nossas Casas, para abraçar a humanidade como componente do Todo Universal em evolução.

O militante valoriza o Todo Universal, a Vida do Universo no seu aspecto amplo, profundo e construtivo, e procura isso transmitir aos assistentes das reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs, a fim de crescerem cada vez mais na escala de valores espiritualistas que o Racionalismo Cristão defende e divulga.

Sem estabelecer qualquer crítica a outros segmentos filosóficos, sem fixar o pensamento em preferências quanto a lugares e posições – pois esses hábitos comprometem o resultado dos trabalhos espiritualistas realizados nas casas racionalistas cristãs – o militante cônscio dos compromissos assumidos em seu mundo de estágio espiritual prossegue em sua caminhada evolutiva, respeitando as normas disciplinares da Doutrina, a si mesmo e os demais militantes. Dessa forma, estabelece sintonia vibratória com os campos superiores da espiritualidade e reforça a corrente fluídica harmônica existente em nossas Casas, recebendo, e transmitindo aos assistentes das reuniões públicas o influxo positivo dessa ação altruísta.

Consciente de suas responsabilidades, o militante avança sempre em sua evolução, esforçando-se no sentido de corrigir suas imperfeições, de alinhar-se aos objetivos evolutivos por meio da prática do bem, sem preconceitos e distinções, sem esperar reconhecimento de ninguém, pois sabe que o exercício da abnegação proporciona a assistência astral benfazeja das Forças Superiores, sabe que esse influxo vibratório, conjugado à consciência de estar cumprindo deveres, constitui a expressão máxima de bem-estar espiritual e material de que pode gozar neste mundo de escolaridade.

O campo fluídico criado pelo Astral Superior em torno das casas racionalistas cristãs é poderosa região de irradiações benéficas, que ultrapassam os contornos esboçados pela visão mediúnica. À medida que os militantes são assíduos, disciplinados, unidos e sinceros em seus propósitos de benfazer, nossas Casas vão sendo imanizadas por fluidos de elevado teor, para que os assistentes das reuniões públicas, ao entrarem no recinto, sintam paz e revigoramento espiritual.