Dez anos sem a presença física de um grande mestre

Há nove anos, nesta coluna, escrevemos o artigo que recebeu o título de Um ano sem a presença física de um grande mestre, referindo-nos ao nosso querido mestre e amigo Humberto Rodrigues. Agora, dez anos passados dessa ausência física, mas enriquecidos com suas magistrais Orientações, transmitidas na sede mundial do Racionalismo Cristão, verdadeiras aulas de espiritualidade, que levam todos que as ouvem à reflexão sobre fraternidade, solidariedade, conduta ético-moral, amor ao próximo, à família, ao trabalho e tantos outros sentimentos de grande valor espiritual, sentimo-nos no dever de expressar nossa gratidão a esse expoente da espiritualidade autêntica, expressão que ele gostava de usar para se referir aos ensinamentos racionalistas cristãos, sem esquecer-se de dizer que respeitamos todas as vertentes filosóficas que praticam o bem, exteriorizando, assim, toda delicadeza de sua alma.

Humberto Rodrigues ascendeu ao seu campo de estágio espiritual no dia 18 de abril de 2012, mas a pedido de sua querida esposa, Marluce Rodrigues, passamos a homenageá-lo, todos os anos, no mês de maio, pois ele nasceu em 23 de maio de 1929.

Marluce, como gostava de ser tratada, independentemente da idade de seu interlocutor, também terminou sua jornada física neste mundo-escola e partiu para sua morada espiritual ano passado, mas para nós é impossível pensar em Humberto Rodrigues sem nos lembrarmos de Marluce, pois eles se completavam e, curioso, cada um tinha personalidade fortíssima, oriunda de caracteres sempre autênticos, verdadeiros, sinceros e leais. Creio, algumas das qualidades que os unia tanto e, claro, o amor.

Exatamente por essa lembrança, recorremos ao artigo que Marluce escreveu naquele Um ano sem sem Humberto Rodrigues, verdadeira declaração de amor a Humberto Rodrigues e lição de vida, de onde extraímos alguns trechos:

“Tive a grande felicidade em tê-lo como companheiro, amigo e conselheiro. Perdê-lo foi muito doído para mim. Ficamos casados por 44 anos, em uma convivência marcada por imensa felicidade, carinho e pelo amor que um nutria pelo outro. Às vezes brincávamos, como se pudéssemos pesar em uma balança e medir quem gostava mais; se era eu dele ou ele de mim.

Peço desculpas aos leitores pela minha pieguice, no entanto não tenho outra maneira para falar nele, em razão do orgulho que sempre senti por esse Homem. Foi um marido e pai exemplar, sensível ao extremo, porém, quando tinha que ser firme em suas decisões, não vacilava. Seu desapego pelas coisas materiais era impressionante, sempre vivendo de forma totalmente simples e desprendida.

 Como ninguém pensa da mesma maneira que outrem, muitas vezes discordávamos em opiniões, porém com todo o respeito. Eventualmente até fazíamos careta de zanga um para o outro, como crianças, e logo começávamos a rir e tudo acabava bem. Desta forma, vamos continuar unidos pelo bem do Racionalismo Cristão e assim vemos a Doutrina crescendo ano a ano. O espírito de Humberto Rodrigues deve estar feliz em seu mundo, por ver seus ideais sendo concretizados.”

 Assim, com esta doce lembrança, prestamos essa singela homenagem a Humberto Rodrigues, que assumiu a Presidência Astral do Racionalismo Cristão em 1º de fevereiro de 2013 e, desde então, tem imprimido em nossa filosofia de vida, com suas Orientações, intuições e inspirações, toda a grandiosidade e sabedoria de sua alma.