Dia da Espiritualidade

O Dia da Espiritualidade, 26 de janeiro, data em que se comemora em todas as casas racionalistas cristãs o aniversário de fundação do Racionalismo Cristão, foi duplamente festejado na Filial Cachoeiro de Itapemirim (ES): 0 107º aniversário da Doutrina e o 33º da ascensão da Casa à categoria de Filial, ocorrido em 13 de janeiro.

O presidente em exercício da Filial, Antonio Carlos de Carvalho, dirigiu-se particularmente ao presidente Nelcino Bittencourt de Miranda, fez referência às duas importantes comemorações e discorreu sobre a significado da Doutrina e sobre os benefícios que os princípios doutrinários implantados oferecem às pessoas, destacando que as casas racionalistas cristãs são locais apropriados para receber os eflúvios de mundos superiores.

O militante da Filial Cachoeiro de Itapemirim Filip Nascimento de Carvalho criticou a vaidade. Assim iniciou seu discurso: “É com imensa emoção que me dirijo a todos, pensando na situação do nosso querido Brasil, berço do Racionalismo Cristão. Sentimos o nível de vaidade que campeia por toda parte. Sabemos que a vaidade é uma ilusão, ela faz com que os seres humanos pratiquem atos censuráveis, que mostram desorientação espiritual.

A vaidade é demonstrada frequentemente na vida humana, inclusive por muitos que cumprem suas obrigações, mas querendo ser notados no cumprimento desses deveres.”

E lembrou:”O Racionalismo Cristão aconselha as pessoas a trabalhar sem fazer alarde de suas criações, conscientes de seus deveres, sem vaidade. A vida é cheia de momentos felizes, às vezes até de euforia, como também de momentos tristes e de reflexão.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia para o nosso tempo. Estudar a Doutrina e submeter os seus princípios ao crivo da razão é o caminho indicado para as pessoas que, como eu, desejam esclarecer-se, e não renunciar ao seu direito de ser independente para pensar, raciocinar e tirar suas próprias conclusões.

Por ser uma filosofia espiritualista, divulga princípios universais para que sejam estudados e, após a necessária reflexão, postos em prática, tornando os seres humanos espiritualmente independentes.”

Mediante esse quadro, o Racionalismo Cristão trabalha incessantemente pelos meios de comunicação nesse propósito de esclarecer espiritualmente o gênero humano.

Discursou também a militante Cilma Bittencourt Furlan.