Diálogo é o melhor caminho

 Me separei, mas ainda mantenho relacionamento de amizade que, parece, está prejudicando meu filho, que não aceitam que eu não cobre algumas atitudes do pai como pai.

Resposta: Prezada, entendemos que seu problema com o filho é o fato de que ele não aceita que você mantenha bom relacionamento com o ex-marido, pois deseja que o pai assuma algumas ações em relação a ele, como filho. Entendemos, também, que o filho já tem idade suficiente para alimentar esse tipo de conversa com você.

Como aconselha o Racionalismo Cristão, o melhor caminho que podemos buscar para que haja bom entendimento com outra pessoa é o diálogo franco e honesto. Por isso, a orientação que podemos oferecer a você é exatamente esse caminho: converse com seu filho. Explique a ele que brigas e agressões de nada adiantam quando desejamos resolver problemas que nos angustiam.

Mostre ao filho que ele não precisa esperar que você faça cobranças ao ex-marido no sentido de que deve olhar com atenção o compromisso assumido ao ser pai. Isto é, lembrá-lo de que os filhos necessitam dos cuidados que os pais devem ter em relação a eles. Uma conversa honesta e franca com o pai terá mais força se o próprio filho expressar essa necessidade. O garoto pode dizer ao pai que sente falta e precisa dele como pai. Com certeza você estará orientando bem seu filho.

Esperamos ter oferecido a você a orientação que nos pediu. Escreva-nos sempre que tiver dúvidas em relação ao papel dos pais na educação dos filhos.