Diálogo, o melhor caminho

O esclarecimento espiritual, que amplia verdadeiramente a percepção da realidade, é o caminho que conduz a acreditar sempre no valor do diálogo e no respeito às diferentes opiniões, na medida em que nos traz ensinamentos que podemos e devemos ter na conta de grandes soluções para os problemas contemporâneos que nos afligem. Se os seres humanos o procurassem com a mesma intensidade com que defendem determinadas ideias, o mundo estaria certamente melhor.

A pluralidade de conceitos e visões comuns na sociedade nem sempre representa polos que se repelem. Com efeito, podem até mesmo, em alguns casos, complementar-se. A pessoa esclarecida espiritualmente através dos ensinamentos racionalistas cristãos trata o semelhante com imenso respeito, sem nunca impor seu ponto de vista; interpreta a multiplicidade de conceitos de maneira positiva, ou seja, como estímulo ao desenvolvimento de um expressivo número de atributos e potencialidades; diz “sim” ao diálogo, ao entendimento, à convergência, ao intercâmbio de ideias e “não” ao radicalismo, ao egoísmo, à soberba e à preguiça mental.

É preciso que a aceitação de que as divergências não devem, necessariamente, gerar conflitos se dê não apenas no campo do pensamento, mas também nas palavras e ações. Não basta a compreensão de que todos devem tolerar-se e respeitar-se mutuamente: faz-se necessário um empenho pessoal que redunde em iniciativas objetivas e eficazes. Quem pretende aprimorar sua capacidade de diálogo deve buscar compreender as questões de forma aprofundada, e não se desviar na superficialidade do tema debatido.

O ser humano deve estar atento ao perigo que corre quando se aferra ao próprio ponto de vista sem cotejar suas ideias com outras possibilidades de raciocínio. Mudar de opinião não agrava a dignidade pessoal, desde que essa mudança seja positiva e promova o aprimoramento da personalidade. A pessoa deve examinar seus conceitos com frequência e averiguar se está pensando e agindo em consonância com os princípios da espiritualidade – estes, sim, imutáveis e absolutos.

Todos os dias, o ser humano entra em contato com incontáveis oportunidades de amadurecimento espiritual, próprias do viver neste planeta-escola. Se tiver o pensamento apegado à sensação de infalibilidade de seus conceitos, não reconhecerá tais oportunidades, desprezando, assim, uma experiência de vida fecunda e construtiva. Na verdade, quando enxerga o mundo através das lentes exclusivistas das próprias ideias, assumem o controle o preconceito e o reducionismo.

As reflexões que o estudioso da espiritualidade, divulgada e defendida pelo Racionalismo Cristão, suscita com seu exemplo distanciam-se de toda atitude incompatível com a consideração ao ponto de vista alheio. O que em verdade o move é o sentimento desinteressado de promover a concórdia. Assim, despertar a ponderação e o respeito no seio da coletividade traduz a ação altruísta de quem despertou para a transcendência.

Considerar opiniões e manifestações exteriorizadas com sinceridade e convicção, mesmo que distantes de nossa maneira de pensar, pressupõe acreditar no poder das ideias, e isso concorre para a melhoria do convívio humano. Para nós, não importa se A ou B está com a razão; o que nos importa, enquanto estudiosos da transcendência, é que uma concepção, venha de onde vier, só pode ser considerada autêntica e legítima se produzir bons frutos, transmitindo respeito, tolerância e amor ao próximo – princípios que valorizamos, vivenciamos, defendemos e divulgamos diuturnamente no Racionalismo Cristão.