Dinâmica da fase de aferição dos resultados

Nas edições de outubro e novembro de 2022 e janeiro de 2023 do jornal A Razão aclaramos como se processam respectivamente as dinâmicas da fase 1 (planejamento em campo de estágio), da fase 2 (expressão do espírito na forma humana) e da fase 3 (rompimento total do entrelaçamento fluídico entre o corpo fluídico e o corpo físico). Neste artigo, o último da série de quatro, vamos desenvolver como se processa a fase 4 (aferição dos resultados). Reiteramos que em todas as fases do ciclo da trajetória evolutiva do espírito (parcela-Força) entre o campo de estágio e o mundo-escola Terra, o espírito tem direitos e deveres alinhados ao planejamento feito em campo de estágio e às leis evolutivas.

A dinâmica de aferição dos resultados refere-se à quarta e última fase. Após o fenômeno de rompimento total do entrelaçamento fluídico entre os agregados de matéria que são o corpo fluídico e o corpo físico (fenômeno erroneamente denominado morte) podem ocorrer duas possibilidades:

Possibilidade 1ª. Os espíritos lúcidos de que deixaram de se expressar na forma humana e que precisam dar sequência a sua trajetória evolutiva, em conformidade com as leis evolutivas, sem vacilar e por iniciativa própria passam a operar seu translado rumo ao seu campo de estágio. Caso necessitem, terão o suporte das Forças Superiores para fazerem seu translado.

Possibilidade 2ª. Os espíritos que se encontram perturbados tendem a se aglutinar por afinidade na forma de pensar, sentir e agir nos campos de manifestação do astral inferior. Eles se alimentam da energia anímica dos humanos, que vibram na mesma frequência que eles formando sintonia e conexão fluídica, pois não há limite para a extensão fluídica. Este fenômeno, acarreta o fortalecimento de formas mentais avassaladoras na atmosfera fluídica da Terra, facilitando sobremaneira a permanência desses obsessores nesses campos de manifestação. Esses espíritos em estado de perturbação devem se esforçar para não oferecer resistência ao receberem suporte de Forças Superiores, e com o mínimo de lucidez necessária buscarem reconhecer seu estado de transição como parcela-Força (espírito) e Matéria (corpo fluídico), e retomarem seus cursos evolutivos.

Retorno progressivo ao campo de estágio. Em ambas as possibilidades, os espíritos cada qual em seu ritmo, paulatinamente se desapegam das emoções e dos sentimentos terrenos, de tudo que é material, e à medida que caminham para um estado de plena consciência, progressivamente de campo em campo de manifestação, passam a focar e operar seu translado rumo ao seu campo de estágio.

Desagregação de matéria remanescente. À medida que o espírito se torna cada vez mais lúcido, expande sua consciência e, gradativamente, vai desagregando de seu corpo fluídico matéria fluídica remanescente da atmosfera fluídica da Terra, de diversas densidades, associada a pensamentos, sentimentos e ações materialistas que ainda alimenta desde quando se expressava na forma humana. Impulsionado pela lei de atração e repulsão, essa matéria remanescente de diversas densidades vai sendo automaticamente direcionada (devolvida) respectivamente para seus campos de manifestação (repositórios) de onde foram atraídas e agregadas ao corpo fluídico pelo espírito para poder se expressar, desenvolver-se, se realizar quando ainda organizavam, incitavam e movimentavam seu corpo físico. 

Dúvida recorrente. O espírito necessita chegar ao seu campo de estágio para iniciar a rever todos os atos que praticou nas diversas anteriores existências físicas para poder iniciar o processo de aferição de seus resultados? A resposta é não! O espírito não perde tempo, quer com muita intensidade adquirir conhecimentos e experiências sediadas na prática, e aproveitar todas as oportunidades para desenergizar suas pendências, alinhar-se ao cumprimento das leis evolutivas para poder agilizar o seu desenvolvimento intelectual, moral e espiritual e realizar todas as suas necessidades evolutivas. O espírito rumo ao seu campo de estágio, passa a rever nessa caminhada “progressiva”, através dos campos de manifestação, todos os atos que praticou nas diversas anteriores existências físicas no mundo-escola Terra. Por isto, o espírito não espera chegar ao seu campo de estágio para iniciar o processo de aferição que já vai sendo feito durante todo o seu translado.

Tomada de decisão. Ao chegar em seu campo de estágio, o espírito livre das injunções e vibrações inferiores típicas do mundo-escola Terra e plenamente lúcido, ele próprio passa a realizar a finalização e concretização da aferição de seus resultados como subsídios para a realização de seu próximo planejamento astral, objetivando o cumprimento de “novo ciclo evolutivo”. Nesse momento de sua trajetória é que o espírito terá condições plenas de constatar uma de duas situações possíveis e fazer sua tomada de decisão.

Situação 1ª. Acontece se o espírito constatar que necessita retornar ao mundo-escola Terra. Para isto, deverá realizar seu planejamento e aguardar oportunidade e determinações de leis evolutivas, principalmente a das múltiplas existências físicas, para poder se expressar novamente na forma humana.

Situação 2ª. Ocorre a partir da constatação que não mais precisa organizar, incitar e movimentar um corpo físico, e por mérito próprio ter alcançado grau de evolução suficiente (patamar mínimo de maturidade intelectual, moral e espiritual) que lhe permita continuar sua trajetória evolutiva em campos de manifestação mais diáfanos. O espírito deverá ascender a campo de estágio mais evoluído, e a partir deste realizar seu planejamento astral, traçando metas compatíveis com suas necessidades de evolução, para depois poder executá-lo em mundo-escola, também, mais evoluído e de características diferentes do mundo-escola Terra. Nestes mundos-escola mais evoluídos, os espíritos terão que realizar atividades e resolver questões mais complexas e compatíveis com seu grau de evolução para cumprir seu planejamento astral.

Impossibilidade de falhas. Em campo de estágio, na fase de aferição como acontece, também, na fase de planejamento não existe possibilidades de falhas, privilégios, incertezas, castigo, perdão, salvação, predestinação e exceções a regras e leis. Somente há lucidez, convicção e o cumprimento de metas e leis evolutivas com precisão, intensidade e espontaneidade.

Entendimento do ciclo evolutivo. Reafirmamos que é dever de todos nós, estudar o que são as leis evolutivas e a composição integral do ser humano constituída pelos componentes espírito (parcela-Força, imaterial), corpo fluídico (matéria fluídica proveniente do campo de estágio + agregado de matéria fluídica dos campos relacionados à Terra) e corpo físico (matéria estruturada, atômica, oriunda da atmosfera física da Terra), para compreendermos como acontece a dinâmica do ciclo da trajetória evolutiva do espírito entre o campo de estágio e o mundo-escola Terra. Pois, temos que percorrer essa trajetória por dezenas, centenas, ou milhares de vezes para nosso espírito poder se expressar em diferentes formas humanas, se capacitar, desenvolver-se, para sermos produtivos e podermos executar com êxito nosso planejamento feito em campo de estágio.

Recomendação. Estudar atentamente a série de quatro artigos, citada no primeiro parágrafo desse texto, para o entendimento preciso e em detalhes de toda a dinâmica das fases do ciclo da trajetória evolutiva do espírito (parcela-Força) entre o campo de estágio e o mundo-escola Terra.