É melhor deixar as especulações para mais tarde

Gostaria de saber por que o Racionalismo Cristão não aborda diretamente aspectos relacionados ao duplo etérico? E queria saber também se ao atingir planos mais elevados o espírito perde o seu corpo fluídico.

Resposta: Prezado, esta filosofia espiritualista ocupa-se primordialmente em esclarecer as pessoas sobre aquilo que são, ou seja: espíritos em processo evolutivo, sujeitos a várias existências físicas, em um planeta que é uma escola, para desenvolver atributos espirituais.

Pensando bem, o indivíduo atrai forças benéficas favoráveis ao seu crescimento espiritual. Pensando mal, exerce atração de forças maléficas que podem conduzi-lo ao desequilíbrio psíquico.

Tendo conhecimento desses ensinamentos, essenciais a uma vida sã, explanados no livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, e procurando segui-los,  esforçando-se por desenvolver os atributos espirituais do domínio próprio e da vontade, passará a reprimir os pensamentos que lhe possam estar sendo prejudiciais, esmerando-se em viver uma vida de forma produtiva, consciente de que é uma força transformadora de si mesma.

Como pode observar, esses ensinamentos básicos são mais importantes do que a especulação sobre existência do duplo etérico, razão pela qual o Racionalismo Cristão, em suas obras, não o menciona mais.

Também considera irrelevante especular se o espírito perde ou não seu corpo fluídico ao atingir os mundos de luz puríssima, e por isso nos adverte: “Antes de chegar a questões mais profundas sobre a natureza do Universo, o ser humano precisa adquirir os conhecimentos necessários à sua evolução na Terra, esforçando-se por aprender as inumeráveis lições que ainda não absorveu e que precedem, de muito, aquelas que envolvem as transcendentes concepções do Todo Universal.”