É preciso controlar-se

É preciso controlar-se
O maior desafio com que os seres humanos em geral se deparam é o domínio de si mesmos. Saber controlar os pensamentos, os sentimentos e as emoções é uma luta a ser travada sem tréguas no dia a dia. Já é tempo de todos despertarem para essa necessidade.
A humanidade vive uma época em que tudo considerado ruim acontece mundo afora, exatamente porque as pessoas não sabem controlar o eu, a sua individualidade transcendente. É lamentável que, diante de tantos acontecimentos, cada um pior que outro, essa pobre humanidade continue indiferente perante a decisão de dominar a si mesma, uma exigência imperiosa da vida a ser posta em prática.
Os assistentes saem felizes com o que ouvem nas explanações das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, mas no momento em que se deparam com uma situação difícil, com um problema qualquer mais sério, descontrolam-se, porque se esquecem do que ouviram. Continuam sem saber dominar-se, sem controlar as emoções. Atribuem ao temperamento forte próprio sua inoperosidade ante o enfrentamento das dificuldades cotidianas.
Em geral, os assistentes das reuniões públicas vêm buscar em nossas Casas orientações para solucionar problemas psíquicos. Todavia, é preciso saber que a solução está dentro deles mesmos. O Racionalismo Cristão indica os caminhos a seguir, mas cabe a cada assistente procurar e escolher, dentre os aconselhamentos ouvidos, a direção adequada a tomar que leve ao êxito. Para isso, é preciso pôr em prática o querer, que é a força de vontade voltada para o domínio dos pensamentos, dos sentimentos e das emoções. Não se ocupar com transtornos que não lhe diz respeito, não dar opinião sobre algo sem que tenha sido pedida, já é um bom começo no que tange à individualidade.
Nas casas racionalistas cristãs não se repreende ninguém, pois respeitar o livre-arbítrio do ser humano é um dos fundamentos da Doutrina. Contudo, as Forças Superiores querem que todas as pessoas sejam felizes em suas vidas. Mas, para isso, é necessário que procurem olhar para dentro de si mesmas na busca da solução de seus problemas, sem contar com a ajuda de quem quer que seja, salvo as normas de conduta e a disciplina recomendadas pelo Racionalismo Cristão, a serem convictamente seguidas.
Então, ponham mãos à obra. Sejam fortes e enérgicos consigo mesmos. Ao saírem das casas racionalistas cristãs pensem em tudo que foi falado, coloquem em prática tudo que foi ouvido.
Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão