Educação de filhos requer ambiente sadio e conversa franca

Preciso de orientação para lidar com meu filho.

Resposta: Prezada, a educação dos filhos exige muita atenção por parte dos responsáveis por eles, no caso, seus pais. É importante que pai e mãe tenham um entendimento comum para não criarem desentendimentos com os filhos. No livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, você encontrará um capítulo com orientação para a educação dos filhos.

Esse é um aspecto importante a ser considerado em relação à construção de um ambiente propício para que os filhos recebam boas orientações que o ajudarão no decorrer de toda sua vida. Por isso, sempre foi preocupação da filosofia espiritualista Racionalismo Cristão ajudar as pessoas a cumprir com sucesso esse papel que assumiram ao gerar filhos.

Também é importante que haja um ambiente sadio, psiquicamente falando, para que o lar seja bem preparado para o cumprimento dessa importante missão: educar os filhos dentro de princípios que lhes serão úteis no decorrer da vida terrena.

Daí a importância de não se descuidar da limpeza psíquica no lar. Há também livros editados pelo Racionalismo Cristão que ajudam os pais nessa tarefa. Trata-se dos escritos por Maria Cottas e por Olga Brandão. Ambas educadoras atentas às orientações necessárias para que os pais sejam bem sucedidos em seu papel de educadores dos filhos. Também não devem descuidar-se da limpeza psíquica no lar.

Como pode perceber, você tem à sua disposição muita ajuda para bem cumprir o importante papel de mãe. Cabe a você buscar essas orientações para evitar problemas com a educação dos filhos, e para saber como resolvê-los.

Os pais exercem muita influência na forma como as crianças (depois adolescentes, e, finalmente, adultos) se conduzirão na vida.

Você tem razão em preocupar-se com os problemas que o filho apresenta. Uma orientação que também se mostra eficaz é a conversa com o filho. Ele pode lhe oferecer informações que a ajudarão a compreender a forma como ele age.

Lembre-se de que uma conversa proveitosa deve ser conduzida com o objetivo de ouvir o filho. Não se trata de deixar claro para ele que você tem razão ou de que ele está errado, mas sim ouvir como ele se sente, sem interrompê-lo.

Será um processo trabalhoso que exigirá muita paciência e compreensão de sua parte, mas os resultados compensarão toda a atenção que você dedicar a essa tarefa.

Esperamos ter animado você a estudar o que o Racionalismo Cristão nos ensina, pois desse estudo resultará melhor compreensão do que seja a vida terrena: convivência com pessoas diferentes de nós mesmos. Tenha certeza de que tudo o que conseguir assimilar desses ensinamentos dará a você condições de conduzir sua vida de forma mais amena e proveitosa.