Eis algumas das atividades de 2018

Neste final de ano, como fizemos nos anteriores, realizamos um balanço das atividades do Racionalismo Cristão e destacamos, em nosso ponto de vista, as mais importantes que fizeram com que o Racionalismo Cristão se expandisse ainda mais em todo o mundo.

Comemorações e novas Casas. Em 26 de janeiro de 2018, foi comemorado o Dia da Espiritualidade nas casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, homenageando os 108 anos de fundação do Racionalismo Cristão e, em 26 de fevereiro, tivemos abertura do Correspondente Barreiros (PE), Brasil, sob a coordenação da Sra. Laudenice Maria Campos Miranda. Em 18 de junho, houve a abertura do Correspondente Curitiba (PR), Brasil, sob a coordenação da Sra. Jane Bueno, e, em 20 de agosto, participamos da ascensão do Correspondente Chã de Alecrim, Ilha de São Vicente, Cabo Verde, a Filial, sob a coordenação do Sr. Pedro Nascimento Monteiro Rodrigues. Em 19 de outubro, foi comemorado o 62º aniversário de inauguração da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, com realização de reunião cívico-espiritualista.

Novos livros. Tivemos o lançamento do volume 4 da coleção Clássicos do Racionalismo Cristão − Antonio Cottas; da 4ª edição do livro Saber viver, de Pompeu Cantarelli; da 9ª edição do livro Ao encontro da espiritualidade, de Luiz de Souza; e o lançamento do livro Virtudes eternas, de Caruso Samel. Foi lançada, ainda, a 2ª edição do livreto Conceitos racionalistas cristãos e o livreto Indagações espiritualistas.

Nova identificação visual. Em 26 de abril a Casa-Chefe apresentou a nova identificação visual do Racionalismo Cristão. Sua composição foi norteada pela essência de nossa Filosofia: fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos e, tendo em vista a expansão cada vez maior de casas racionalistas cristãs pelo mundo e pelas mídias sociais, houve a necessidade da criação de uma assinatura visual que promovesse o diálogo intercultural. Para melhor orientação de todos os colaboradores, foi disponibilizado no Portal do Racionalismo Cristão um Manual de Uso de Marcas e as aplicações adequadas das novas identificações visuais.

Novos sites. Em 1º de maio foi lançado o novo site do Racionalismo Cristão (www.racionalismocristao.org), com conteúdo mais objetivo e prático para explicar os nossos propósitos, nossa filosofia e nossa disciplina. Em 13 de julho, foi lançado o Portal A Razão, criado com o objetivo de reunir, em um único espaço, todos os conteúdos elaborados pelo Racionalismo Cristão, tais como: jornal A Razão, Rádio A Razão, TV A Razão, Canal no YouTube e Fale conosco, para orientar e esclarecer internautas interessados em nosso conteúdo filosófico. Prevendo o crescimento de acessos à internet através de dispositivos móveis (aparelhos celulares e tablets), os novos sites foram atualizados tecnologicamente visando a facilitar a navegação e leitura dos nossos conteúdos por esses aparelhos.

RC na internet. Com a mudança dos nossos sites, mudamos também a forma de mensurarmos os acessos das pessoas interessadas em nossa Filosofia e passamos a utilizar a plataforma global denominada Google Analytics. Desde o lançamento dos novos sites, tivemos crescimento de mais de 700% na média de visualizações mensais. No último ano, aumentamos em 10% as novas curtidas nas páginas do Facebook (www.facebook.com/racionalismocristao.org) e nosso alcance nas postagens cresceu 52%. Visando a atender o público mais jovem, iniciamos nossas atividades no Instagram (www.instagram.com/racionalismocristao) e, em cinco meses, já atingimos a marca aproximada de mil seguidores nessa mídia. Em nosso canal no YouTube (www.youtube.com/racionalismocristao) já postamos mais de 450 vídeos, todos produzidos por nós, os quais somam quase um milhão de visualizações no ano, totalizando mais de 150 mil horas assistidas, e em outubro atingimos a marca de 5 mil seguidores interessados no conteúdo dos nossos vídeos.

Jornal A Razão. A partir da edição de agosto foi totalmente reformulado seu projeto gráfico, acompanhando a tendência mundial da mídia impressa. Os títulos dos artigos e reportagens e os formatos das colunas ficaram mais flexíveis de modo a atrair e fixar a atenção dos leitores. Foi também criado novo logotipo para o jornal. Em relação à linha editorial, nada muda, mantém-se fiel aos seus objetivos, desde a fundação por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, os quais se resumem na difusão do Racionalismo Cristão, divulgando artigos e reportagens sobre a nossa filosofia espiritualista e acompanhando, sob a ótica racionalista cristã, fatos marcantes sociais e políticos nesses 102 anos de existência que estão sendo completados neste mês de dezembro.

Encontro de Jovens. No decorrer do ano, conforme foi amplamente noticiado no jornal A Razão − inclusive nesta edição, em reportagem sobre o 3º Encontro de Jovens da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, realizado em 20 de outubro, com o tema Resistência às drogas, continuaram os encontros de jovens realizados em muitas localidades, em flagrante movimento crescente de interesse pelos ensinamentos racionalistas cristãos por parte de integrantes dessa faixa de idade. Temos incentivado a realização desses encontros em várias regiões, evitando-se, assim, a locomoção dos participantes por grandes distâncias.

Grupos de estudos. Fundamentais para a compreensão dos ensinamentos espiritualistas divulgados pelo Racionalismo Cristão, os grupos de estudos, importantes fóruns de debates sobre a espiritualidade, utilizaram mensalmente material preparado e uniformizado pela Diretoria de Ação Doutrinária da Casa-Chefe, sendo oportuno destacar que neste dezembro a Casa-Chefe completa 104 reuniões do seu grupo de estudos, estando a coletânea de textos objeto de reflexão e análise dos participantes disponibilizada no Portal do Racionalismo Cristão, tanto em PDF quanto em Power point, para facilitar sua apresentação nas demais casas racionalistas cristãs; os vídeos gerados desses encontros estão em nosso canal no YouTube à disposição de todos os estudiosos da nossa Filosofia.

Férias Coletivas. Reconhecemos a luta empreendida pelos colaboradores que participam incansavelmente de todas as atividades nas casas racionalistas cristãs. Então, para recuperar as energias para que possam enfrentar um Novo Ano que deverá ser de muito trabalho em prol do esclarecimento espiritual dos nossos semelhantes, decidimos pelas férias coletivas para as casas racionalistas cristãs, que serão de 22 de dezembro (sábado) a 1º de janeiro de 2019 (terça-feira), período em que não teremos reuniões nas nossas Casas, devendo as atividades disciplinares ser retomadas em 2 de janeiro (quarta-feira), com a realização das reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs em todo o mundo.

Reiteramos que nada poderia ser feito caso não houvesse a indispensável participação dos prezados militantes, cuja dedicação à nossa filosofia espiritualista devemos enaltecer sempre. Proclamamos, com nosso sentimento espiritual, a saudação de fim de ano, sob a inspiração das vibrações de pensamentos direcionados aos servidores do Racionalismo Cristão e aos leitores de A Razão, extensiva aos entes queridos, almejando-lhes saúde e prosperidade em 2019.

Boa Leitura!