Energia física e mental

Há no ser humano duas espécies de energia: física e mental. A primeira é vida anímica que depende do estado de saúde de cada um, e para tanto concorrem boa alimentação e exercícios físicos. A segunda advém da captação de bons pensamentos e do bom exercício do raciocínio, que recebe as emoções sadias irradiadas pela vida anímica.

Ninguém poderá vencer dificuldades sem possuir preparo físico e mental. Os exercícios constantes fazem parte da conduta humana, através dos quais adquire a energia necessária ao desempenho de qualquer trabalho, tanto manual como intelectual.

As duas energias se entrosam quando há método e disciplina no viver, evitando, assim, prejuízos nas funções orgânicas que são responsáveis pela saúde.

Com os meios modernos e científicos postos em prática na atualidade, o homem conseguirá aperfeiçoar-se individualmente, superando todos os obstáculos que se lhe anteponham na sua passagem pela Terra. Saber viver é, sem dúvida, uma arte que exige conhecidos técnicos, sem os quais não serão aproveitadas as energias (física e mental) que todos possuem.

É bem verdade que a vida tumultuada dos nossos dias, em que as criaturas são solicitadas para uma infinidade de coisas, requer moderação e sensatez para evitar um grande dispêndio mental e físico. Os excessos, os esbanjamentos de energias devem ser evitados ou recuperados através do repouso diário, de pelo menos dez minutos, fazendo-se o relaxamento muscular e mental (não se movimentar e abstrair-se de pensar), para poder refazer-se das energias perdidas. O trabalho intenso cansa. Daí a necessidade do repouso programado diariamente. Quando repousamos, podemos até dormir uns minutos, e neste ato a recomposição das energias é quase total, sentimo-nos ao acordar predispostos a executar com eficiência qualquer trabalho. Não é o dormir demasiado que recompõe o físico e a mente, principalmente quando esta conservou os fatos ocorridos durante o dia. Para que haja verdadeira higiene mental, é imprescindível a abstração completa de tudo que foi perturbativo na lida diária, o que se consegue através de exercícios. Se durante o sono a mente não se libertou dos problemas do dia, não terá condição de reabilitar-se, recompondo as suas energias.

Se tivermos uma vida metódica, isenta de maus pensamentos e de vícios, poderemos manter a saúde do corpo e do espírito e, portanto, prolongar a existência.

Os prazeres, as emoções fortes e os excessos consomem as energias, desgastam a vida anímica, aniquilam as forças mentais que recebem os influxos dos pensamentos que constituem a nossa individualidade.