Sempre fui uma pessoa muito centrada, dona das minhas emoções, com boa inteligência emocional em nível pessoal e profissional; passei por momentos bons e menos bons. Tenho 45 anos, construí minha família, marido, um filho de 16 anos e uma menina de nove que me orgulham e me fazem feliz. Profissionalmente também construí boa carreira e muitas vezes me senti realizada enquanto pessoa e profissional e por ser mulher. Passei por vários cargos de responsabilidade onde ganhei muita experiência e reconhecimento.
Entretanto, tivemos um acontecimento desagradável na nossa vida. Por razões profissionais, meu marido, diretor de uma empresa, por ordens superiores teve que exonerar do cargo um chefe de serviço de manutenção. Esse senhor nunca aceitou a tal decisão e começou a ameaçar o meu esposo e a nossa família. Foi um caso que acabou por envolver a Justiça e esse homem foi condenado a cinco anos, mas em liberdade. Durante esses anos ele não poderia aproximar-se da nossa família.
Esse acontecimento trouxe traumas, inclusive para meus filhos, que sentiam medo. Durante este processo lidei muito bem com a situação (sempre com controle emocional), apoiando o meu marido.
De um tempo para cá tenho sentido que meu lado emocional tem estado muito abalado e mais frágil, sempre com sentido de alerta, provocando até situações de subida de pressão arterial provocada por ansiedade e algum medo.
Fico mais preocupada porque sempre fui uma pessoa que cuida da saúde. Gostaria de seu apoio e uma possível orientação sobre como proceder, evitando que este estado acabe interferindo no dia a dia da minha família. Sinto que preciso fortalecer mais a nível espiritual, ter a paz interior que sempre tive e poder ajudar a minha pessoa e os meus filhos.
Resposta: Prezada, o Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que explana conhecimentos sobre a vida espiritual e um de seus objetivos é exatamente ensinar-nos como conquistar o equilíbrio interior, pois dele depende a paz de espírito, um dos bens mais preciosos para um viver bem.
Como você já teve a experiência do aspecto positivo de ter total controle sobre si mesma, não será difícil compreender a importância de reconquistar esse autocontrole. Assim alcançará o seu objetivo de preparar-se para ter saúde física (que depende da mental) e estará apta a ajudar a si mesma e à sua família.
A base de seu problema é o medo que a tem dominado. Aprendemos no Racionalismo Cristão que tudo o que nos acontece é resultado de nosso pensamento. Por estar sempre alerta para o perigo cria condições para ser dominada por pensamentos negativos.
Pensamentos negativos abatem nosso ânimo, assim como pensamentos positivos nos oferecem condições para confiarmos em nós mesmos, pois temos, dentro de nós, condições de enfrentar e vencer as dificuldades que a vida nos oferece.
O medo é um pensamento que nos impede de encontrar em nosso interior a força que temos para reagir a esse sentimento tão destrutivo. E essa fraqueza contagia seus filhos, como já percebeu. Também já percebeu a solução para seu problema. Como disse, sente que precisa fortalecer mais a nível espiritual, ter a paz interior que sempre teve. Para chegar a esse resultado, encontrará, nos ensinamentos explanados por esta filosofia espiritualista, as orientações necessárias para retomar o caminho adequado para superar esse estado de espírito que tanto a perturba. São seus pensamentos sempre voltados para a possibilidade de haver algum perigo que geram o medo e é esse sentimento que rouba a paz de espírito que deseja retomar.
Para atender ao seu pedido, as orientações que podemos oferecer é que amplie seus conhecimentos sobre si mesma, sua composição como corpo físico e espírito. Procure conhecer os atributos espirituais de que pode servir-se para construir a vida harmoniosa que deseja. Para isso, a aconselhamos a estudar os ensinamentos explanados pelo Racionalismo Cristão. Nossa trajetória evolutiva tem altos e baixos; cabe a nós lutar contra sentimentos negativos de desânimo e de fraqueza. Para essa luta, espíritos que somos, possuímos atributos que precisamos desenvolver.
Se realizar diariamente a limpeza psíquica, verá que é uma prática muito importante para o seu fortalecimento espiritual.