Entenda a mediunidade para conviver com ela

Meu filho, aos 19 anos de idade, começou a dar sinais de perturbações mentais. Primeiro começou com manias de estar sendo perseguido. Nunca aceitou qualquer tipo de ajuda. Agora tem 25 anos, aceita convívios sociais, mas não quer procurar trabalho. Dentro da casa está sempre tapando os ouvidos. O que posso fazer para ajudá-lo, sabendo que ele não aceita ajuda?

Resposta: Prezado, pelo relato, seu filho está perturbado por desconhecer uma faculdade espiritual que todos temos, com maior ou menor intensidade: a mediunidade. Para conviver bem com mediunidade mais desenvolvida, você e seu filho precisam compreendê-la.

A filosofia espiritualista Racionalismo Cristão esclarece-nos a respeito desse assunto. Abaixo transcrevemos a explicação que consta do nosso livro essencial Racionalismo Cristão, em sua 45ª edição:

“A mediunidade é uma forma de perceber coisas, fatos ou fenômenos, além do que possibilitam os sentidos humanos. Ela se manifesta de múltiplas maneiras, em diferentes graus de percepção, de acordo com a sensibilidade espiritual de cada um, sendo, também, uma faculdade inata em todos os seres humanos, que dispõem, pelo menos, da mediunidade intuitiva, que varia de pessoa para pessoa, de conformidade com o desenvolvimento que vai obtendo nas múltiplas existências.”

“A faculdade mediúnica varia, em suas manifestações, de pessoa para pessoa, de acordo com sua necessidade evolutiva, o sentimento que a anima e o seu grau de sensibilidade.”

“Quanto mais desenvolvida tiver a mediunidade, maiores serão os perigos a que a pessoa estará exposta no seu viver cotidiano.  É de máxima importância, por isso, que cada uma se esforce por conhecer o grau de desenvolvimento da sua faculdade mediúnica, a fim de poder orientar-se, com acerto, no controle dos pensamentos.”

“Muitos loucos são médiuns que chegaram a esse lamentável estado por não terem noção da sua faculdade mediúnica.  A loucura é, em geral, produto do desconhecimento da vida espiritual.  Então, faz-se necessário que as pessoas estudem a mediunidade sob os seus vários aspectos e suas peculiaridades, para se conscientizarem de que precisam imprimir orientação sadia às suas vidas.”

Por isso recomendamos o estudo do livro citado, principalmente os capítulos: 5 (Pensamento), 10 (Mediunidade e médiuns) e a síntese dos princípios racionalistas cristãos, ao final do livro.

E necessário estudar também o livro A vida fora da matéria, de preferência a edição mais recente, analisando as suas ilustrações em conformidade com os textos já estudados. Também o livro Prática do Racionalismo Cristão (13ª edição) merece atenção nos seus capítulos 3 (Mediunidade e médiuns) e 4 (Práticas racionalistas cristãs realizadas no lar).

Toda essa leitura deve ser seguida de autoanálise, meditação e vontade forte de pôr em prática todos os ensinamentos oferecidos por esta filosofia espiritualista para sentir o seu grau de sensibilidade mediúnica e estar pronto para se defender das correntes negativas que prejudicam os seres humanos que não sabem pensar e que não têm disciplina no seu viver.

A prática da limpeza psíquica no lar é indispensável a todo racionalista cristão que deseja esclarecer-se através desses princípios salutares. E, se possível, a frequência às reuniões públicas em uma casa racionalista cristã também é aconselhável.

Esse será o ponto de partida para enfrentarem e vencerem as atuais dificuldades. Será um processo lento e gradativo. Portanto, vocês devem preparar-se para não desistir, não desanimar. Tomar uma resolução firme e manter-se nela será o caminho a percorrer. Estejam certos de que os resultados compensarão o trabalho e a dedicação que serão exigidos de vocês.

Um conselho: nesse processo inicial, seu filho precisará muito de seu apoio. Só mais à frente ele estará esclarecido e preparado para participar mais ativamente do processo.