Entenda o Racionalismo Cristão, filosofia sem segredos ou mistérios

Acredito que o conhecimento/verdade universal pode ser obtido mediante a razão (nesse sentido, Descartes, Aristóteles etc.). Acredito na existência Deus (força superior universal). A grande indagação para mim não é se Deus existe, mas de que maneira Ele estaria acessível. Sou católico e extremamente questionador. Diante do exposto, poderia participar do Racionalismo Cristão? Se sim, a minha participação dependeria de uma avaliação de perfil? Poderia participar das discussões filosóficas (seriam presenciais e/ou on line)? As discussões vão além das questões espirituais, de modo a abranger, por exemplo, questões terrenas, tais como os motivos da desigualdades/injustiças humanas? Para participar do Racionalismo Cristão é necessário pagar alguma taxa ou algum valor? Há algo de secreto no Racionalismo Cristão? As discussões são públicas? Desde já, agradeço a atenção e peço desculpas pelas várias perguntas (vibro com temas relacionados à razão).

Resposta: Prezado, você se identificou com os ensinamentos do Racionalismo Cristão e está procurando respostas através da utilização de atributos espirituais bastante valorizados nessas orientações, que são a vontade e o raciocínio. Esses atributos do ser humano, como espírito, só são desenvolvidos através do esforço e do estudo, exercitados em múltiplas existências físicas.

E o Racionalismo Cristão, filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito, tem como finalidade explicar, por meio da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos no planeta-escola Terra. Trata-se também de um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo como base do humanismo moderno. Explica que somos espíritos vivendo experiências em corpo humano, dentro de um processo evolutivo em que são necessárias inumeráveis existências físicas, importantes ao desenvolvimento de vários atributos espirituais, submetidos a leis evolutivas como as de causa e efeito e atração, esta última, vinculada às vibrações dos nossos pensamentos.

Dois elementos universais são os únicos protagonistas desse processo evolutivo: Força e Matéria. Em todo o Universo, iremos constatar a atuação da Força sobre a Matéria: desde a matéria fluídica e a mais ínfima partícula atômica, até a formação mais complexa: o ser humano.

Em volta dessa contínua evolução através dos domínios da natureza, constatamos a atuação de um Princípio Inteligente, que alguns denominam Deus, idealizando uma figura humana distribuindo benesses, castigos e perdões. Na realidade, somos uma emanação desse Princípio Inteligente, dessa Inteligência Universal, que nada possui de material.

Como espíritos que somos, também somos uma Força imaterial, comandando uma matéria organizada; possuímos, portanto, todos os atributos inerentes ao Todo, mas, de forma latente, a serem desenvolvidos em uma infinidade de existências em corpo humano. Esse Princípio inteligente rege o Universo por meio de leis evolutivas. A cada existência física nos subordinamos a essas leis evolutivas, principalmente à lei de atração, vinculada aos nossos pensamentos, repetimos.

Força do pensamento. Os pensamentos exercem força atrativa tanto para o bem quanto para o mal. Para o bem, quando vibrados no sentido da prática de boas ações, exercendo assim atração de forças benéficas favoráveis ao nosso crescimento espiritual; e no sentido do mal, quando promovem a atração de forças maléficas que podem conduzir a pessoa ao desequilíbrio psíquico e a um consequente sofrimento. Como vê, não precisamos pedir, apenas lutar por aquilo que podemos mudar, utilizando os nossos atributos espirituais, ou aceitar as exigências das Leis evolutivas para aquilo que não podemos modificar. Por essas vibrações recebemos intuições, que são uma forma de mediunidade comum a todos os seres humanos.

Nossos pensamentos exercem, portanto, força atrativa tanto para o bem quanto para o mal. Tudo isto, fica bem explicado em um capítulo específico intitulado Pensamento, uma vibração espiritual, contido no livro Racionalismo Cristão, 46ª edição obra essencial desta filosofia espiritualista.

Como nada existe de secreto no Racionalismo Cristão, é disponibilizada a aquisição do livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, para aqueles que, após o estudo das obras básicas, quiserem aprofundar-se na maneira de como se processa a disciplina em todas as suas reuniões públicas e de desdobramentos nas casas racionalistas cristãs. Esses livros estão disponibilizados para aquisição no site www.livrariarc.net.

Além desses ensinamentos, no Racionalismo Cristão é incentivada a prática da limpeza psíquica por aqueles que se propõem ao estudo e raciocínio. Tal limpeza consiste em irradiações, que são vibrações de pensamentos direcionados às Forças Superiores, espíritos que não mais precisam de um corpo físico para processar a sua evolução espiritual, pois já venceram todas as etapas da evolução terrena. Esse procedimento deve ser efetuado sem conotação de oração, pedido, ou súplica, mas com a finalidade de fortalecimento, e assim passe a pessoa a cultivar apenas bons pensamentos.

A forma de praticar a limpeza psíquica no lar está explicada no site www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica. Outra maneira de adquirir esses conhecimentos e participar dessa mesma limpeza psíquica coletivamente é nas reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs.

Para participar dessas reuniões, sugerimos que envie um WhatsApp para +55 21 99722 7845, a fim de saber os dias e horários das reuniões em uma casa racionalista cristã mais próxima de sua região geográfica, ou acessando o site www.racionalismocristao.org/pt/instituicao/casas.

Pode também participar das reuniões a distância transmitidas ao vivo pelo site www.youtube.com/racionalismocristao, todas as quartas-feiras, às 19h30min, Elas são organizadas com perguntas feitas antecipadamente, através do WhatsApp +55 21 99722 7845. Essas reuniões também são transmitidas pela página www.facebook.com/racionalismocristao.org.