Era uma vez uma maçã e a lei da gravitação universal

Ao nascer, prematuramente, em 4 de janeiro de 1643, o bebê era tão pequeno que, segundo sua mãe, “caberia dentro de uma caneca de cerveja”. O bebê se chamava Isaac Newton, futuro físico, matemático, astrônomo e filósofo inglês. O lugar onde ele veio à luz era também uma pequena aldeia de nome Woolsthorpe, situada no condado inglês de Lincolnshire. Mas seria na capital da Inglaterra, histórica e maior cidade de seu país, que o grande Isaac Newton, considerado pela maioria dos estudiosos o mais importante e influente cientista da História, haveria de morrer, aos 84 anos.

Isaac Newton conheceu apenas a mãe, Hannah Ayscough Newton, pois seu pai, que também se chamava Isaac Newton, faleceu três meses antes de o filho nascer.

Isaac tinha tão só dois anos quando a mãe casou pela segunda vez e, numa demonstração de desamor à criança, decidiu entregá-la à avó materna, Margery Ayscough, e foi embora, com o novo marido, Barnabas Smith, para outra cidade, motivando assim a mágoa de Newton pela mãe, sentimento que perdurou por toda a vida dele.   

Construtiva manhã. No entanto interesse do menino-gênio por atividades manuais começou a se manifestar quando ele era ainda criança. Por ser filho de tal mãe, lamentavelmente essa idade, manhã da vida, foi, para ele, uma triste e adversa manhã.

Apesar dos pesares, esse espírito superior conseguiria fazer de sua tenra e sofrida idade uma construtiva manhã. Para surpresa dos que o conheciam ou conviviam com ele, construiu um moinho de vento que funcionava e, entre outros feitos, um quadrante solar de pedra (relógio que usa o Sol como “energia”), que se encontra hoje na Sociedade Real de Londres.

Graças a um tio endinheirado, pôde estudar na Universidade de Cambridge, onde desenvolveu um recurso matemático, o Binômio de Newton. Justo na época de sua formatura nessa universidade, foi obrigado a se refugiar na fazenda da família e conviver com a mãe durante os anos de 1665 e 1667, para escapar da peste bubônica que acometia e assustava a Inglaterra.

Importantes teorias. Entregue, durante esses dois anos, a suas reflexões, chegou a formular importantes teorias. Acredita-se que foi ao observar uma maçã cair da árvore que Newton teria começado a pensar que a força que havia “puxado” a fruta para a terra seria a mesma que impedia a Lua de “escapar” de sua órbita.

Assim a queda da maçã teria levado Newton a descobrir a lei da gravitação universal. Ademais, foi a primeira vez que uma lei física foi aplicada não só a objetos terrestres, mas também a corpos celestes. Também assim, Newton, ao expor os fundamentos desse princípio científico, eliminou a dependência da ação “divina”, influenciando, desse modo, profundamente, o pensamento filosófico do século XVIII e dando início à Ciência Moderna.

Atração dos corpos. Ao retornar a Cambridge, ali pelo final de 1667, após o refúgio de dois anos na fazenda de sua família, Newton formulou o texto que trata de outro importante princípio, o da atração dos corpos. No entanto, só o retomaria em 1682, cerca de 15 anos depois.

No que tange ao cálculo infinitesimal (descoberto também por outro cientista), Newton o teria desenvolvido nos anos iniciais de sua carreira, quando, inclusive, descobriu a aceleração circular uniforme.

Leque de cores. Foi ainda responsável por importantes descobertas em óptica.  Por exemplo, ao fazer com que a luz passasse através de um prisma, descobriu que a luz branca é formada por um leque de seis cores: vermelho, amarelo, laranja, verde, azul e violeta. Desses experimentos de Newton resultaria sua teoria geral sobre a luz, que, de acordo com ele, é composta de corpúsculos e se propaga em linha reta.

Ao perceber que com essa descoberta o fenômeno da refração luminosa limitava a eficiência dos telescópios da época, Newton inventou um telescópio refletor, em que a concentração da luz era feita por um espelho parabólico e não por uma lente.

Mecânica celeste. Em 1671, aos 26 anos, assumiu, o cargo de professor catedrático de matemática da Universidade de Cambridge e, no ano seguinte, foi eleito para a Sociedade Real.    

Em 1684, Newton retomaria suas reflexões sobre a mecânica celeste, trabalho do qual resultaria sua obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Nessa obra, ele propõe três princípios básicos: o da inércia, o da dinâmica e o da ação e reação.

A grande repercussão desse trabalho, em nível internacional, resultou, em 1687, na eleição de Newton para o Parlamento e em sua nomeação para a Superintendência da Casa da Moeda em 1696, quando se mudou para Londres.

Em 1703, Newton se tornou também presidente da Sociedade Real e, dois anos depois, seria “sagrado cavaleiro da coroa britânica” pela rainha Anne, passando, então, a ser chamado de Sir Isaac Newton.

Principais obras de Newton:  Princípios Matemáticos da Filosofia Natural; Método das Fluxões; Óptica; e Aritmética Universal.