Esclarecimento espiritual, passo firme rumo à evolução

Espiritualidade: conjunto de valores pelos quais o ser humano expressa sua individualidade. É comum englobar o sentido da religiosidade como parte do processo da espiritualidade, porém espiritualidade e religiosidade são práticas distintas. Enquanto na religiosidade prevaleçam as crenças alicerçadas em tradições seculares e na materialidade, a espiritualidade trata da conexão do ser humano com ele mesmo, com sua transcendência, com sua essência, com seus valores pessoais e íntimos, promovendo reflexão das próprias experiências existenciais, o que possibilita maior crescimento pessoal.

O mundo encontra-se em estado preocupante de intensa convulsão originada pelo turbilhão de sensações materializadas em que se veem envolvidos seus habitantes por lhes faltar uma diretriz espiritual. Observam-se pessoas entregues a toda sorte de atitudes infernizantes, aos vícios, à exposição de gestos e atitudes que os ridicularizam como seres humanos, aos discursos inflamados de imposições sociais, à materialidade exacerbada, à vaidade, ao egoísmo, aos extremismos, fatores que resultam em crises de caráter e desvios morais. Tudo pela inobservância das leis evolutivas.

Os faltosos e desconhecedores da vida transcendente vivem a ilusão de que mesmo praticando erros muitas vezes conscientes e por serem fiéis depositários da fé nas religiões ditas cristãs ficarão isentos dos efeitos reflexivos das más ações. Devemos lembrar que a natureza não dá saltos e quem não tem não pode dar, como já dizia o mestre Luiz de Mattos, porém apesar deste quadro de convulsão social e fora das normas de crescimento espiritual, muitos já consideram abandonar velhas crenças e misticismos, para adotar uma norma no viver voltada para o autêntico e superior sentido da vida, assumindo verdades baseadas na lógica, na razão e no bom senso.

Aprendizado. Assim sendo, cada qual chegará ao momento favorável de seu despertar. Enquanto o ser humano não aprender a raciocinar, ponderar e moderar suas atitudes, absorvendo sua essência espiritualista, que lhe servirá de guia assegurando-lhe a conquista de elevados níveis evolutivos, continuará sua busca vã pela felicidade, que só pode ser sentida pelo bom cumprimento do dever que cabe a cada um na jornada evolutiva pelo planeta Terra e pela prática do bem.

“O Racionalismo Cristão evidencia o valor da ação e o poder do pensamento. Saber aplicá-lo, tirar efeito da sua força em favor do bem, é um dos fundamentos da ciência espiritualista. Desenvolver, pois, a espiritualidade é, sob todos os aspectos, a melhor obra que o ser humano pode realizar, em proveito próprio e de outros. A soma considerável de atributos do espírito que passam a auxiliá-lo, com o crescimento da espiritualidade, para seu cada vez maior esclarecimento, desembaraço, progresso em qualquer sentido é, como se sabe, surpreendente”. Luiz de Souza.

Há sempre no íntimo do ser humano o desejo de ter uma vida de paz e ver realizados seus anseios. Para tal objetivo deve o ser conduzir-se aliado às convicções verdadeiras e sadias que se originam do conhecimento espiritual. Reconhecidas as próprias potencialidades existentes no âmago de cada parcela da Força (o espírito) e fortalecidos seus atributos e faculdades espirituais com o exercício das práticas cristãs, fica apto e habilitado a galgar níveis superiores de espiritualidade.

Tal transformação e mudança do ser humano ao esclarecer-se é tão significativa e extraordinária que ele próprio, ao refletir sobre comportamentos e atitudes de outrora, acha difícil a tarefa de reconhecer-se como a mesma pessoa de antes.

A espiritualidade é agente transformador, das mudanças, ajustes e correções que precisam acontecer durante nossa trajetória por este mundo-escola, porque este é o propósito e objetivo da vida neste plano físico: evoluir. E só evolui quem procura melhorar sua situação espiritual. Os seres conhecedores e praticantes da filosofia racionalista cristã são disseminadores da semente do esclarecimento espiritual, com exemplos de justiça, dignidade, valores morais elevados e amor aos semelhantes. São atitudes simples do dia a dia que, incorporadas ao viver como um todo, vão fazendo-se refletir no ambiente familiar, social ou de trabalho, diafanizando a atmosfera fluídica da Terra, amenizando as asperezas deste mundo físico. Um país só se torna grande, pelos elevados padrões morais e potencialidades espirituais de seus habitantes.