Esclarecimento frente à adversidades

A serenidade que brota espontaneamente do esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão funda-se na convicção de que todos os fatos e fenômenos redundam, em última análise, em benefício do gênero humano. Assim, a serenidade gera coragem e significa muito mais do que a ausência de angústia – representa, antes, uma virtude de tal importância que, sem ela, não é possível uma vida plena e fecunda. A serenidade gera bem-estar, alegria, desprendimento, lucidez e, sobretudo, impede as arremetidas do medo avassalador. 

O tema desta nossa reflexão tem um propósito mais abrangente do que, simplesmente, o de evocar o valor do esclarecimento espiritual ante as situações adversas, como sói ser o caso de uma pandemia, por exemplo. É importante ir além, identificá-lo com o movimento do ser humano na direção de sua essência, compreendendo o autoconhecimento como o principal recurso nessa trajetória de descobertas. 

À medida que amadurece espiritualmente, o ser humano entende que o autêntico sentido do esclarecimento espiritual floresce na expressão de uma consciência leve, realizada e plena, proporcionada pelo enfrentamento digno dos desafios que a vida constantemente apresenta. 

A pessoa que despertou para a transcendência e, portanto, se esclareceu espiritualmente não expressa qualquer relutância em relação às circunstâncias desagradáveis, às contrariedades e aos obstáculos com os quais se defronta. Pelo contrário: defende a ideia de que absorvendo sempre as lições ali contidas com vontade férrea, tornar-se-á uma pessoa melhor, mais humana, mais preocupada com o bem-estar de seus semelhantes e, sobretudo, com o bom uso que faz de seu livre-arbítrio. 

Prestem atenção, amigos: está fora de questão que a característica mais marcante da pessoa que se abre para a transcendência é a capacidade de tomar consciência das lições por trás dos fatos menos felizes e, por conseguinte, de abandonar antigos hábitos, desbravando novos caminhos e engrandecendo espiritualmente sua própria existência. Eis como o esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão pode efetivamente nos auxiliar diante das adversidades. 

Claro está que não é adequado que o ser humano procure explicações com base em análises simplistas, isto é, que entenda o tal cenário unicamente como resposta ou punição de erros praticados por si praticados. Toda especulação nesse sentido é despropositada, mecanicista e fantasiosa. 

Pode-se dizer que a pessoa esclarecida renuncia às tendências pessimistas e derrotistas que vicejam em momentos dramáticos, permanecendo fiel às suas convicções, as quais – partindo do bom senso e do cultivo das virtudes – representam um manancial de energias positivas e boas intuições.  

Aqueles que se deixam penetrar pelas luzes da espiritualidade diante das adversidades próprias do viver humano não concentram sua atenção nas estatísticas do obituário, e sim no crescente número de curas de uma doença que esteja eventualmente enfrentando; não pensam que a situação pode ainda piorar, mas acreditam que as descobertas científicas não tardarão a resolver o problema; não repercutem o terror, e sim o entusiasmo com que os abnegados profissionais da saúde se dedicam àqueles que sofrem. 

Ao nos esclarecermos, abandonamos nossos limitados critérios sobre os fenômenos da vida, rompemos com os esquemas materialistas – particularizados e reducionistas –, pautamos, enfim, nossa existência pelos conhecimentos transcendentes que são incalculavelmente mais importantes que os aspectos enfeixados na composição da realidade física.  

Utilizemo-nos do esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão acessível a todos que se empenham em recebê-lo e assim aproveitaremos cada momento instante de nossas vidas para eliminar de nosso psiquismo, caso ainda não o tenhamos feito, o abjeto vírus da materialidade absorvente, que permite o desenvolvimento das mais diversas enfermidades espirituais, tais como a preguiça, a maledicência, o egoísmo, a desonestidade e a raiva. 

O verdadeiro conhecimento da realidade não se dá unicamente pelo intelecto racional, mas passa pela experiência espiritual. Citemos um exemplo prático: ao se deixar impressionar por notícias desagradáveis apegadas a categorias de linguagem estritamente materialistas, a pessoa se vê impedida de se aproximar de sua base transcendente, vivenciando um dolorido processo de angústia e ansiedade. A compreensão materializada dos fatos encontra-se de tal modo compartimentada, que a mente se aliena, distorcendo psicologicamente a realidade. Em contrapartida, quando a pessoa analisa as situações com as luzes da espiritualidade, percebe que nada se dá por obra do acaso e que, mais do que isso, todos os fenômenos convergem para um fim evolutivo e benéfico. 

O ser humano esclarecido espiritualmente possui, ao mesmo tempo, um valioso tesouro e uma enorme responsabilidade. O valioso tesouro é a capacidade de enxergar mais longe e com maior nitidez, sem que, para isso, deixe de desfrutar de um alto grau de vida interior, o que lhe permite reconhecer seus talentos e potencialidades, direcionando-os para o enfrentamento das circunstâncias mais indesejáveis e para a prática do bem. A enorme responsabilidade se explica pelo fato de que o resplendor do conhecimento que conquistou o condiciona a agir com lisura e benevolência em todos os momentos da vida. Assim, sua conduta não deve ser somente modelar: seu exemplo deve iluminar o caminho de tantos quantos tiverem a coragem de buscar compreender a vida de um ângulo mais integrador e abrangente. 

Muito Obrigado!