Estudo sobre o fenômeno do desdobramento mediúnico

Para melhor entendimento colocaremos uma definição léxica de desdobramento, de forma bem sucinta, mas que nos ajudará na compreensão de um assunto tão sutil e, para muitos, de difícil argumentação.

Vamos ao dicionário: segundo o site “dicio” (www.dicio.com.br/desdobramento/) desdobramento significa: ato ou efeito de desdobrar. No dicionário on-line “priberam” (dicionario.priberam.org/desdobramento) encontramos uma sutileza maior na definição da palavra “desdobramento”, aliás três ótimas definições para partirmos para o seu significado:  1) desenvolver-se, 2) estender-se, 3) prolongar-se (no espaço ou tempo). 

Em “prolongar-se (no espaço ou tempo)” encontramos, afinal, a definição mais exata para mostrarmos, na realidade, o que acontece com os médiuns quando os espíritos do Astral Superior fazem a limpeza da atmosfera fluídica da Terra através das casas racionalistas cristãs. Uma atividade de grande valia para o planeta, que conta com o concurso de médiuns que se desdobram prolongando infinitamente o corpo fluídico, que fica ligado ao seu corpo físico através de cordões fluídicos, sob a ação de Espíritos Superiores que ainda contam com o concurso de espíritos dos mundos opacos, e chegam a lugares em que é necessário um socorro e limpeza fluídica, onde o sofrimento permeia devido às vibrações de pensamentos e atitudes incompatíveis com o progresso espiritual. O prolongamento do corpo fluídico do médium ocorre sem limites, no entanto varia de médium para médium e chega até onde necessário, de acordo com a estratégia definida pelo Astral Superior que, como dissemos, comanda a limpeza fluídica dos ambientes.

Esses ambientes são dos mais variados. Podemos destacar entre eles os de conflitos de guerra, de lares em desarmonia, hospitais etc., onde espíritos livres do corpo físico ficam presos devido ao desconhecimento da sua condição e também por ainda estarem atraídos por assuntos de ordem material, tais como vícios e fanatismos de toda ordem exercidos por seres humanos incautos.

A capacidade mental do médium requer um grande preparo de alinhamento com a plêiade do Astral Superior, pois a atividade de desdobramento necessita do total desprendimento e confiança do médium de que tudo correrá bem, mostrando no seu campo áurico toda sua dedicação para que os desdobramentos sejam concluídos com sucesso.

Essa expansão fluídica foi e estará sempre sendo supervisionada pelo Astral Superior e alcança todo o planeta Terra. Alguns médiuns detêm essa visão com tranquilidade, outros não veem o desdobramento por ainda ficarem temerosos em se deparar com situações de grandes crueldades e sofrimentos humanos. No entanto, esse receio com o tempo vai-se dissolvendo à medida que a autoconfiança do médium aumenta, porém, ainda assim, muitos preferem não ver, e os espíritos do Astral Superior respeitam a decisão do médium, vamos assim dizer, impedindo a visão mediúnica, porém conduzindo seu prolongamento fluídico para benefício do planeta Terra.

Vamos dar um exemplo bem singelo para que o médium possa entender como o corpo fluídico estende-se, ou prolonga-se: você se lembra das brincadeiras com bolinhas de sabão que tanto nos encantavam na infância? Pois é, batíamos o sabão, colocávamos num copo, fazíamos as espumas, soprávamos num canudinho, formava-se uma grande bola que íamos soprando e essa bola ia crescendo devagarzinho, a cada sopro essa bolinha crescia e se expandia, quanto mais calma e paciência no sopro mais ela se estendia, não é? Logicamente é uma analogia bem simples para o entendimento, porque os espíritos do Astral Superior “não sopram” o corpo fluídico do médium, porém trabalham com fluidos, e a expansão do corpo fluídico do médium se dá dessa maneira. Naturalmente, à medida que o médium vai revigorando-se durante os trabalhos preliminares, a expansão fluídica vai acontecendo sob supervisão superior e assim o médium fica preparado para alcançar todos os pontos do planeta Terra para as diversas atividades a serem executadas.

A assiduidade do médium às reuniões dá aos Espíritos Superiores a possibilidade para atividades mais específicas através de grandes estratégias. Às vezes o médium não é assíduo, com a falta essas estratégias não são realizadas com todo o propósito planejado pelas Forças Superiores.

Lembramos que mesmo que o médium cumpra a disciplina isso não o impede de, eventualmente, sofrer ataques de forças inferiores. Gostaríamos que compreendessem o porquê de os médiuns serem atacados pelas vibrações inferiores. Porque além da conectividade por pensamentos afins superiores os espíritos quedados na atmosfera da Terra podem observar essa expansão fluídica.

Há aqui uma ressalva importantíssima, estando o médium dentro da disciplina preconizada pelo Racionalismo Cristão estará com seu corpo fluídico fortalecido formando uma barreira energética onde se tornam impenetráveis as influências inferiores.                                                                                    

Pode-se receber as influências, porém repele-se com mais vigor devido a esse preparo a que todos os médiuns precisam se submeter para estarem aptos às atividades para as quais se propuseram desde quando saíram dos seus mundos de estágio.

No artigo do jornal A Razão de agosto de 2020 intitulado Características da mediunidade… mostramos, com o exemplo de um médium dentro de um ônibus, que a expansão do seu corpo fluídico pode causar um grande incômodo, mesmo que essa expansão seja limitada. Porque nunca o corpo fluídico do médium será como de uma pessoa que não desenvolveu a mediunidade, ele sempre estará mais expandido, porém nas reuniões essa expansão é infinita.

Para melhor compreensão do tema, indicamos o livro A vida fora da matéria, 24° edição, ilustração nº 40, página 107, que nos mostra um ser humano adormecido e seu corpo fluídico pairando por cima do seu corpo físico, mostrando claramente essa separação sem o movimento do desdobramento.

Portanto, o que na verdade é o desdobramento mediúnico, utilizado nas reuniões próprias das casas racionalistas cristãs, é o deslocamento do corpo fluídico ligado pelos cordões fluídicos que se estendem infinitamente. Esse elo entre corpo físico, corpo fluídico e espírito faz com que o corpo fluídico siga junto com o espírito do médium supervisionado por espíritos do Astral Superior e acompanhado por espíritos dos mundos opacos. Logo, não tenham receio de nada, pois é uma atividade importantíssima, única no planeta Terra, feita com total sigilo e de grande satisfação do dever cumprido para os médiuns que entendem e são convictos dos ensinamentos da filosofia racionalista cristã.

No livro citado, na ilustração 42, página 109, mostra-nos os médiuns já em desdobramento sendo conduzidos pelo Astral Superior para os trabalhos com o corpo fluídico expandido. Temos, ainda, as ilustrações 43 e 44, página 110, que mostram nuances das atividades mediúnicas na prática, as quais foram narradas até aqui.

O prolongamento fluídico denominado “desdobramento” se destaca com grande fluência no Racionalismo Cristão por ser uma atividade única realizada no planeta Terra e sua sutileza ser tão relevante e que boa parte da humanidade, imersa na materialidade dominante, desconhece.

Os médiuns precisam ter a consciência plena de que o seu trabalho levado a sério, sem vaidades e estardalhaços são fundamentais para que os espíritos do Astral Superior promovam o esclarecimento espiritual e saneamento que a humanidade jamais poderia imaginar, a limpeza psíquica que promove um fenômeno importantíssimo para o alívio dos sofrimentos terrenos que é arrebatamento dos espíritos do astral inferior e nesse momento muitos sentem um grande bem-estar e os confundem com os ditos milagres depois de terem feito uma oração ou um pedido de súplica pelos sofrimentos por que passam. Em outros casos conseguem até a cura de males, que a própria ciência desconhece, por se tratarem simplesmente de influências de vibrações inferiores atraídas por seus próprios pensamentos de desânimo, tristeza, reclamação, derrota, malquerença, entre outros. Somente aqueles que têm o esclarecimento espiritual divulgado pelo Racionalismo Cristão têm consciência de tão importante ação para a humanidade.

O prolongamento no espaço e no tempo é somente conseguido por aqueles que estão convictos e confiam em suas faculdades mediúnicas. Como confiar? Desenvolvendo o conhecimento que já trazem do seu mundo de estágio e que somente poderão entender mais amplamente através do estudo contínuo dos ensinamentos racionalistas cristãos.