Estudo sobre vibrações

O objetivo deste texto é explicar os ensinamentos da filosofia racionalista cristã sobre o tema vibrações e relacioná-lo às recentes investigações científicas.

Para dar continuidade ao assunto, se faz necessário fazer estas perguntas: o que são vibrações? De que maneira o pensamento interage com o meio ambiente? Como os pensamentos dos espíritos se relacionam temporalmente? Por qual órgão o espírito controla o corpo físico? Essas perguntas serão respondidas em breve.

Segundo o Racionalismo Cristão, vibrações são pensamentos emitidos pelos espíritos. Essas vibrações se propagam pelo espaço através de ondas ou formas. Daí podermos criar pensamentos imaginando acontecimentos ou irradiar diretamente sem criar nenhuma imagem, cada qual tendo a mesma eficiência, para obter resultados práticos. No primeiro caso, pensamentos em formas são emitidos pelo Astral Superior constantemente nas reuniões, basta observarmos ilustrações da obra do Racionalismo Cristão, intitulada A vida fora da matéria, na qual as aparências de Espíritos Superiores em formas de bustos circulam mesas, sendo perceptíveis aos médiuns videntes.

Além disso, essas ondas ou formas ficam contidas na atmosfera fluídica que envolve o planeta Terra e formam nuvens de pensamentos positivos e negativos. Quando uma pessoa irradia tanto para o bem quanto para o mal se interliga a esses campos vibratórios através da lei de atração, atraindo, assim, espíritos do Astral Superior ou inferior.

Se por um lado pensamentos negativos são incapaz de ultrapassar a atmosfera da Terra, porque ficam contidos nesse campo vibratório, por outro pensamentos positivos conseguem ultrapassá-la, entrando em contato com outros campos vibratórios. Somente por causa desse fato, o Astral Superior consegue ter ambiente favorável para fazer a limpeza fluídica da atmosfera e das pessoas no mundo.

Como os espíritos do Astral Superior não têm corpos densos, porque já não necessitam reencarnar, devido a esses pensamentos elevados existentes conseguem materializar-se, através da matéria fluídica, nesse planeta para coordenar as reuniões públicas e privadas e retirar os espíritos desencarnados que estão perdendo tempo aqui em estado de incompreensão da vida espiritual.

Pode-se entender que no mundo espiritual passado, presente e futuro estão interligados temporalmente. Ou seja, todas as atitudes dos espíritos, boas e ruins, que moldam o comportamento e atitudes individuais têm relação direta com o processo encarnatório de cada um. Assim, se os seres humanos manifestam algum defeito na presente encarnação, com certeza em outras existências teve a mesma má conduta. Por isso o Astral Superior recomenda analisar, antes de dormir, os erros e combatê-los. Caso contrário, o a parcela do Princípio Inteligente, de encarnação em encarnação, praticará os mesmos erros que estão gravados no corpo fluídico conscientemente ou inconscientemente, sem alterá-los para praticar o bem.

Toda vibração elaborada pelas parcelas da Inteligência Universal tem como origem o espírito. Para os encarnados, os pensamentos são criados a partir de um órgão: o cérebro. O cérebro controla todas as funções do corpo humano. Porém, estudos recentes por diversos psiquiatras apontam ser a glândula pineal o órgão sensorial com que o espírito interage para controlar o corpo físico. Portanto,  a glândula pineal faz interações entre o mundo material e o espiritual. Essa glândula trabalha intensamente durante o sono, razão pela qual os pesquisadores explicam que é através dela que o desdobramento espiritual e a telepatia ocorrem, sem muitos terem compreensão sobre isso.

Em outras pesquisas, se comprova que a qualidade das vibrações  influencia o estado de saúde físico das pessoas.  Em análises feitas nos EUA, foram colocados diversas pessoas para cuidar de indivíduos adoentados. A um grupo foi solicitado que sempre pensassem o bem e o outro não recebeu essa orientação. Feitas as observações, concluiu-se que pessoas que foram cuidadas pelo primeiro grupo melhoraram seus estados de saúde, enquanto no segundo o estado dos pacientes piorou e alguns faleceram.

Deste modo, pode-se definir que o pensamento, faculdade espiritual enfatizada pelo Racionalismo Cristão, é, sem dúvida, o meio que o espírito utiliza por através do seu livre-arbítrio.