Eterno aprendizado

Quando me propus a escrever sobre espiritualidade, deparei-me com um vazio inesperado. A minha mente, geralmente tão repleta de ideias sobre esse tema que tanto me fascina estava silenciosa. Por que, justamente agora eu não conseguia encontrar as palavras certas? Foi então que percebi algo crucial: eu não estava a aplicar devidamente os ensinamentos do Racionalismo Cristão, filosofia que há 114 anos vem iluminando caminhos e mentes.

Imediatamente lembrei-me da importância da autorreflexão, seguida da elevação do pensamento. Através da autorreflexão, conseguimos identificar mais facilmente as situações que devemos melhorar e no meu caso, com a escrita do discurso, não foi diferente, e identifiquei duas barreiras que eu precisava superar:

1. A emoção da frustração – eu estava a deixar-me levar por um estado emocional de baixa vibração. Sabemos que em termos de vibrações não há meio termo: ou estamos elevados, ou não. Era necessário elevar os meus pensamentos para atrair as Forças Superiores e me posicionar numa vibração alta.

2. A outra barreira – a sensação de vazio, achar-me sem rumo, mas nós nunca estamos verdadeiramente sós. Sempre podemos contar com o apoio do Astral Superior, que nos assiste nas grandes e pequenas questões, desde que estejamos alinhados com pensamentos elevados.

Essas reflexões fizeram-me ver que, embora eu conhecesse teoricamente a importância de manter o pensamento elevado, na prática eu por vezes ainda tropeçava. E como a resposta está sempre no nosso interior, foi necessário parar, refletir e olhar para dentro. E assim, após esse processo de introspecção, as palavras começaram a fluir naturalmente.

A espiritualidade, como ensinada pelo Racionalismo Cristão, trata do autoconhecimento em todos os momentos da vida, dos mais simples e banais, até aos mais difíceis e complexos. Todos os dias temos a oportunidade de aprender e evoluir, muitas destas aprendizagens surgem de forma inesperada. Desde que estejamos atentos e esclarecidos sobre como funciona o mundo espiritual, sabemos lidar melhor com o que nos vai surgindo. Estarmos esclarecidos torna-nos livres, livres para raciocinar e para tomar as melhores decisões, para nós mesmos e também para outros. E ao sermos e estarmos esclarecidos, conseguimos vencer a nós próprios. É verdade que haverá momentos em que não conseguiremos perceber o que precisa ser alterado, mas, quando confiamos em nós e nas Forças Superiores e nos focamos nessa confiança, atraímos naturalmente o melhor. As leis do Universo são naturais e imutáveis, e sempre funcionam a nosso favor, quando estamos alinhados neste sentido.

Espero que com estas palavras tenha transmitido um pouco desta vibração positiva que aprendi e continuo a aprender com o Racionalismo Cristão. Agradeço a todos os amigos, por poder partilhar este momento de reflexão e aprendizagem, em cada palavra que escrevi, cada pensamento que explorei, fui guiada por uma jornada de autoconhecimento e esclarecimento. Este momento é, em si, uma poderosa lição de espiritualidade.

Somos todos viajantes neste caminho espiritual, com a pretensão de que cada passo que dermos seja iluminado pelo Astral Superior.

Alexandra Cristina Patrício da Silva
Militante da Filial Lisboa.