Sede do Racionalismo Cristão em Vitória faz 16 anos

O 16º aniversário da nova sede da Filial Vitória (Espírito Santo) do Racionalismo Cristão, em Bento Ferreira, foi comemorado em 24 e 25 de novembro de 2017 com reunião cívico-espiritualista e palestra da representante regional da Doutrina para os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Sra. Lucy Gonçalves da Costa.

No dia 24, sexta-feira, a Sra. Lucy presidiu a reunião cívico-espiritualista, que foi iniciada com a leitura da carta de congratulações do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva. Em seguida, o presidente da Casa aniversariante, Dr. Wilion Fernando Boato, agradeceu a presença de todos, e, em seu discurso, enalteceu o dinamismo do casal Luiz Antonio dos Santos e Benedita Maria dos Santos, que tiveram a iniciativa de fundar um núcleo da Doutrina no Bairro Argolas, em 25 de abril de 1928. Esse núcleo foi que deu origem ao Correspondente que veio a se tornar a Filial Vitória do Racionalismo Cristão, que vem trazendo benefícios a quem dela se aproxima.

Bússola

Disse ainda Wilion Fernando Boato que “a doutrina racionalista cristã oferece, aos estudiosos da espiritualidade a bússola que norteia a vida real, que é a vida do espírito. Seus princípios doutrinários reúnem orientações esclarecedoras e conselhos úteis, que facilitam o viver terreno das pessoas. De posse desses conhecimentos, estarão aptas a cumprir suas obrigações, agindo com prudência, moderação, valor e justiça”. Acrescentou o presidente: “Nossos agradecimentos aos militantes desta Filial, que não medem esforços para que os estudos espiritualistas sejam cada vez mais profícuos e benéficos para todos os assistentes, cuja presença nesta Filial no decorrer destes últimos 16 anos agradecemos”.

Na sequência o militante da Casa Dr. Alexandre Severiano Duarte destacou: “Por aqui passaram espíritos que tiveram a oportunidade de conhecer os ensinamentos doutrinários explanados pelo Racionalismo Cristão e aplicá-los no seu viver, outros chegaram mais longe, podemos assim dizer, trabalharam em vida física nesta Casa e já partiram para novas jornadas em plano astral, deixando em nós militantes saudades pelos momentos de convívio e companheirismo nas reuniões públicas e de desdobramento, mas a certeza de que estamos no caminho certo a seguir.” Concluiu afirmando que a Casa continuará sua missão de explanar a filosofia racionalista cristã, a fim de que o ser humano possa libertar-se e alcançar voos mais altos em suas respectivas trajetórias evolutivas.
Encerrando a série de discursos, a Sra. Lucy ressaltou a grande satisfação de estar novamente na Filial Vitória, agora comemorando mais um ano de sua nova sede, realizando trabalho em prol dos nossos semelhantes, dirimindo suas dúvidas a fim de superarem suas dificuldades e seus reveses. Disse que: “notamos em situações como esta que a amizade é o sentimento nobre que direciona os seres humanos a unirem-se em busca de um grande ideal. Esse grande ideal foi vivenciado pelos codificadores da nossa filosofia, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, na divulgação dos salutares princípios do cristianismo autêntico”.

A Sra. Lucy fez referência aos jovens: “Neste momento de confraternização queremos enaltecer também a presença dos jovens racionalistas cristãos, mostrando para eles a importância da liberdade bem utilizada na formação moral, da dignidade e do caráter”.  Ao término de suas palavras a representante regional parabenizou o presidente Gilberto Silva pelo trabalho de divulgação do Racionalismo Cristão a nível mundial, juntamente com a Casa-Chefe e todas as demais casas racionalistas cristãs, que a seu lado cooperam pelo progresso do esclarecimento espiritual da humanidade. Parabenizou também o presidente Wilion Fernando Boato, e todos os militantes, que a seu lado trabalham por um mundo melhor. E deu por encerrada a reunião.

Palestra

Na manhã de 25 de novembro, sábado, teve início a palestra proferida pela Sra. Lucy Gonçalves da Costa com o tema Liberdade e Espiritualidade. Após seus sábios ensinamentos, assistentes e militantes indagaram-na acerca de assuntos relacionados ao tema proposto, e os  questionamentos a respeito dos ensinamentos do Racionalismo Cristão foram respondidos.