Encontro de estudos na Ilha de São Miguel

Sob a orientação da presidente da Filial Lisboa, Maria do Céu Sousa, e do presidente da casa racionalista cristã no Arquipélago dos Açores, Horácio Machado, realizou-se em novembro o 1º Encontro de estudos do Racionalismo Cristão no Correspondente Ilha de São Miguel.

Essa primeira reunião de grupo de estudos teve como tema Síntese dos princípios racionalistas cristãos. A apresentação foi feita na sala de estudos João Pacheco Machado, fundador do Racionalismo Cristão, na Ilha de São Miguel, em 28 de março de 1930. A sala foi totalmente tomada pelo público.

Maria do Céu Sousa prontamente aceitou o convite para apresentar, em conjunto com o presidente do Correspondente, a reunião do grupo de estudos, e conduziu os trabalhos com a sua calma, simpatia e sabedoria, para militantes e assistentes, que demonstraram grande interesse.

As novas tecnologias possibilitaram a presença, via Skype, do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, que cumprimentou os presentes e dirigiu-lhes mensagem de incentivo.

Salienta-se a grande empatia existente entre a presidente da Filial Lisboa com as pessoas na assistência, com troca de ideias e debates, provocando assim a intervenção de todos os presentes.

As duas horas de duração desse encontro foi pouco tempo, levando-se em conta a vontade de participar e o entusiasmo de todos os intervenientes.

Alguns dos presentes tiveram na reunião o primeiro contato com a doutrina racionalista cristã, independentemente de já terem ouvido falar dela, através de familiares. Foi, então, uma experiência engrandecedora para suas vidas.

O presidente Horácio Machado e sua esposa acolheram todos os intervenientes com a sua simpatia e amabilidade,  prolongando assim o convívio com os presentes.
Saliente-se a importância para todos, no Correspondente Ilha de São Miguel, de ter havido esse encontro, que certamente foi o primeiro de muitos outros que virão a ser realizados com a mesma entrega e entusiasmo de todos os participantes.

Colaboração de Patrícia Machado, militante do Correspondente Ilha de São Miguel.