Evolução inconsciente e evolução consciente

Ao nos debruçarmos sobre a interpretação histórica da humanidade ficamos estarrecidos diante dos acontecimentos ocorridos ao longo de séculos. De uma parte,  temos o lado positivo da História com as grandes criações científicas, artísticas e de procedimentos exemplares de personalidades que usaram o seu arcabouço espiritual, obtido ao longo de várias existências, com o intuito de ajudar o desenvolvimento da humanidade; de outro, porém, temos o aspecto negativo com as incontáveis guerras, conflitos entre as nações e pessoas, que ocasionaram desordens e catástrofes diversas.

Todos os espíritos que deliberam em seu campo de estágio para passar um período de uma existência no planeta Terra o fazem com o objetivo de evoluir e ajudar, de um modo ou outro, o progresso da humanidade conforme suas capacidades e habilidades. Porém, se sabe que, mesmo sendo esse procedimento analisado e esmiuçado no campo de estágio pelas parcelas da Inteligência Universal, quando o espírito vibra para o corpo físico após o nascimento do bebê, estando atado e interligado a ambos pela matéria mais sutil, a fluídica, se perde a consciência por esquecimento do que foi racionalizado anteriormente, tendo compreensão apenas por via intuitiva da maneira correta de proceder.

É assim que as pessoas se debruçam em preferências e gostos variados. De maneira igual, surgem diversas obras em campos de saberes variados criadas por indivíduos em diferentes partes do orbe terrestre. Indicam, portanto, que estão agindo corretamente e recebem boas intuições. Por outro, há seres humanos que fazem de suas vidas verdadeiras tragédias, ao se desvencilharem do caminho traçado, cometem diferentes tipos de infortúnios dos quais se arrependerão. Denotam, assim, que estão recebendo intuições ruins.

Em ambos casos não se trata de evoluções espirituais conscientes, mas inconscientes. A evolução espiritual consciente só ocorre de maneira completamente eficaz quando se tem uma base norteadora e confiável que orienta a existência de inúmeros seres humanos para um fim progressista. Historicamente, as filosofias, as religiões e as ciências se propuseram tentar legar às novas gerações e seus seguidores essas ideias. Contudo, não responderam convicentemente as plenas indagações dos seres humanos, haja vista suas interpretações incompletas, incorretas ou incoerentes da realidade, por conterem pensamentos pouco sistemáticos e imperfeitos, fruto de imaginações humanas ou em último caso demasiadamente materialistas.

Dessas, apenas sobrevirá ao tempo a última, já despida dos dogmas materializados dos cientistas atuais quando passaram a buscar respostas mais abrangentes sobre o mundo que os cercam. O Racionalismo Cristão foi decodificado neste mundo para responder as indagações basilares sobre a existência que essas três o fizeram de modo inadequado: De onde viemos? Para onde iremos após a morte do corpo físico? Qual o sentido da vida? Aos estudiosos da espiritualidade racional e cristã, a resposta vem de pronto e imediato: somos parcelas da Inteligência Universal evoluindo do mais simples ao mais complexo em progressão contínua e infinita. Sem dúvidas, após essa compreensão retiramos um fardo enorme de nossos ombros e começamos a entender a lógica do Universo: a vida espiritual.