Festa do RC na Filial Lisboa

O Racionalismo Cristão está em festa. Em todas as casas racionalistas cristãs se comemora o Dia da Espiritualidade, dia em que esta filosofia espiritualista completa o seu 109º aniversário de fundação. Para os racionalistas cristãos, o 26 de Janeiro de 1910 é uma data magna, pois trouxe ao planeta-escola nova Luz – luz de conhecimentos em que os seres humanos podem saciar suas dúvidas, beber dos seus ensinamentos, satisfazer o seu “eu espiritual”, compreendendo-se a si mesmos e aprendendo a conduzir-se com honra, justiça, ponderação, moderação, firmeza e convicção.

Assim se expressou a presidente da Filial Lisboa, Maria do Céu Sousa, na solenidade comemorativa da data no Filiado, Maria do Céu disse que109 anos de existência do Racionalismo Cristão traduzem convergência na união de pensamentos elevados de todos os seus colaboradores convictos, fidedignidade e respeito ao Astral Superior, à Casa-Chefe, a seu presidente e à casa racionalista cristã onde milita. Os 109 anos de existência do Racionalismo Cristão traduzem, ainda, desprendimento e consciência adquirida na aplicação diária da disciplina e princípios que o Mestre Luiz de Mattos, seu fundador, criou como fator essencial de evolução da humanidade. Disciplina e princípios esses mantidos inalteráveis até aos presentes dias.

A presidente afirmou que o RC é uma filosofia inigualável, pois o seu objetivo é fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos que a procuram através das suas Casas, distribuídas pelo mundo, onde os Espíritos do Astral Superior organizam e dirigem reuniões espiritualistas, transmitindo palavras de conforto, de estímulo e orientação espiritual, e espargindo seus eflúvios fortalecedores a todos os presentes às reuniões, que vão revigorando-se, esclarecendo-se e fortalecendo-se para as lutas do dia a dia.

Devemos aos seus fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, o esforço, a dedicação e o trabalho empregados, pela Implantação e codificação desta filosofia espiritualista, a Antonio Cottas a sua consolidação, a Humberto Rodrigues, atual Presidente Astral do RC, o início da sua expansão, e a Gilberto Silva, nosso atual presidente internacional, a atualização da linguagem nas novas edições das obras literárias, lançamento de novos livros, implementação, divulgação e expansão da filosofia racionalista cristã nas suas mídias sociais.

Homenagens. A militante da Filial Lisboa Violante afirmou: “Hoje, comemora-se mais um aniversário da fundação do Racionalismo Cristão. Há109 anos a humanidade recebeu o maior donativo para conduzir a sua vida na Terra, sem deixar dívidas espirituais, para acertar em futuras encarnações. Com muito carinho espiritual estamos hoje a homenagear os espíritos de António Vieira, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues. Estendemos as nossas homenagens aos seres abnegados que dão continuação à obra humanitária deixada.”

Estudo importante. O Dia da Espiritualidade nos leva a refletir quão importante é o estudo da espiritualidade nas nossas vidas, não só nesta vida física, mas também em outros campos astrais de evolução, afirmou o militante Émerson. Perguntamos, amigos: qual a melhor forma de homenagearmos todo esse trabalho com mais de um século? E respondemos: estudando e aprofundando com seriedade a espiritualidade, usando a força de vontade para colocarmos em prática os ensinamentos divulgados por esta filosofia de vida, tendo a coragem de ser instrumentos de apoio às Forças Superiores, doando fortalecimento, esclarecimento e espiritualização não só a nós mesmos, mas também a toda a humanidade.