Festa dupla: 113º aniversário do RC e mais um Dia da espiritualidade

Todas as casas racionalistas cristãs no mundo comemoraram em janeiro, com reuniões especiais, o Dia da Espiritualidade e o 113º aniversário da fundação do Racionalismo Cristão, que transcorrem no dia 26.

A Filial Lisboa antecipou a comemoração para o dia 23, com cerimônia em que a presidente Maria do Céu Sousa destacou a felicidade espiritual de estar reunida com militantes e amigos para as duas comemorações: o Dia da Espiritualidade, que significa o caminho da libertação espiritual da humanidade, e o 113º aniversário da Fundação do Racionalismo Cristão – duas efemérides tão simples e tão profundas em seu conteúdo.

Disse a presidente: “o Dia da Espiritualidade convida cada ser humano a olhar para dentro de si mesmo e questionar se se conhece como uma emanação da Inteligência Universal, com todos os seus atributos e suas faculdades espirituais, e como os está a utilizar perante si mesmo e perante a grandiosidade das vibrações dessa Inteligência Universal.

A outra comemoração é o 113º aniversário da Fundação do Racionalismo Cristão, uma filosofia de vida que nos esclarece e fortalece espiritualmente.

Estas duas comemorações estão intimamente relacionadas uma com a outra, avançam de mãos dadas. É através dos ensinamentos espiritualistas defendidos pelo Racionalismo Cristão que a humanidade se vai libertando da escravatura da vida material e se dedicando a um viver espiritualista, exaltando-se no conhecimento que vai adquirindo em liberdade e espiritualidade.”

Disse ainda que muitos espíritos de escol têm passado não só na sede mundial do RC, mas em todas as casas racionalistas cristãs, para que esta Filosofia continue a cumprir fielmente o que os seus fundadores implantaram.

Viver com materialismo é fácil, mas viver com a verdade espiritualista que o Racionalismo Cristão explana é saber viver pelo caminho do amor que movimenta o Universo.”

Respostas. Será que existe vida para além da morte? O que somos? De onde viemos? Para onde iremos? Eram questões que sempre me intrigaram. O Racionalismo Cristão veio trazer uma lufada de ar fresco, ou seja: uma lufada de esclarecimento espiritual para a minha vida, afirmou a militante Alcinda, que aos seis anos ouviu falar desta Filosofia, e aos 41 tomou consciência da semente que fora plantada em seu campo espiritual e só que estava adormecida.

Isso é para relatar que “tudo a chega o seu tempo”.  Ela contou que a cativou o respeito pelas suas decisões.

Evolução. Passaram séculos e sucessivas existências físicas para que tão pouca espiritualidade esteja compreendida quando tantos mestres não têm faltado, afirmou a militante Teodora Cruz. E acrescentou: “ao longo desta vida, cada ser recebe mensagens, sofre acontecimentos, aprende não só com o estudo, mas ainda com experiências que pese embora passem, na maioria dos casos, despercebida, não deixam de ser avisos para que outros esclarecimentos se façam.

Construir a espiritualidade é, afinal, a verdadeira causa humana e absoluta realidade existencial partindo da situação clara na evolução da partícula universal e passando ao estágio de alma ou espírito.”

Espiritualismo. Ainda na solenidade, a militante Josette, dirigindo-se aos jovens e crianças, lembrou que o Racionalismo Cristão é uma filosofia essencialmente espiritualista que trata do esclarecimento da espiritualidade e evolução da humanidade.

Disse que hoje, nestes momentos difíceis, mais do que nunca é preciso fortalecer o espírito, para, com serenidade, o raciocínio lúcido poder refletir sobre tudo o que está errado e combater as causas, sabendo usar o livre-arbítrio para o bem.

Nós, seres humanos, em conjunto e unidos com estes maravilhosos ensinamentos que o RC nos tem proporcionado, podemos ser um pólo de atração de todos os grandes e valorosos espíritos que hoje se encontram na plêiade do Astral Superiorvv