Festa na Filial São Vicente

A Filial Ilha de São Vicente (Rua Clarimundo Faria de Andrade, Alto de Santo Antonio) do Racionalismo Cristão comemorou, em 7 de abril, o 57º aniversário da sua fundação e o 23º da construção da sua sede própria, em ambiente festivo, fraternal, de muita paz e de redobrada serenidade espiritual, sob os auspícios e o respaldo do Astral Superior, numa jornada histórica.

Estiveram presentes à reunião cívico-espiritualista comemorativa presidentes de outras casas racionalistas cristãs, acompanhados das respectivas comitivas e de militantes, amigos e simpatizantes do Racionalismo Cristão de outras comunidades racionalistas cristãs da ilha, inclusive do núcleo recentemente criado em Chã de Alecrim.

Com a Casa lotada, em destaque a presença de muitos jovens procedentes de outras localidades da ilha, realizou-se a reunião cívico-espiritualista logo após o término da reunião pública.

O presidente da Casa aniversariante, Antero Filipe dos Santos, brindou os presentes com um curto e brilhante discurso, saudando a presença de todos que se dignaram tomar parte no ato e enaltecendo o papel de muita responsabilidade desempenhado pelos militantes da Filial Ilha de São Vicente, no que se refere ao cumprimento integral das recomendações do PRC13, ferramenta, no entender do presidente, fundamental, na qual todos estão bebendo seus sãos ensinamentos.

Enalteceu a contribuição da grande massa de assistentes que vêm frequentando as reuniões públicas de limpeza psíquica no reforço espiritual que estão dando aos trabalhos e na ajuda em relação à manutenção da Casa, sem os quais, disse, seria difícil o sucesso até agora alcançado. Ao final do pronunciamento manifestou publicamente seu reconhecimento pela forma ordeira, pacífica e benfeitora a sua ação ao longo de várias décadas.

Tributou singela e simbólica homenagem aos espíritos do Astral Superior que, em vida física, trabalharam incansavelmente para a afirmação da Filial na Ilha de São Vicente. Citou, por exemplo, Mário Duarte Lopes, o primeiro presidente da Casa e que, com muito suor, viabilizou a construção da nova sede, que comemora o seu 23° aniversário.

Antes de encerrar a reunião, Antero Filipe dos Santos pediu à militante Érica Dilene Ramos que lesse a mensagem, muito rica de conteúdo, dirigida à Filial Ilha de São Vicente pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva.

Discursou também na solenidade o presidente a Filial Ribeirinha, Arlindo Flávio da Silva, que prestou homenagem aos “baluartes que enfrentaram vendavais, para um futuro de bonança,  de que agora desfrutamos”, e destacou a presença dos militantes antigos que, já na fase da velhice avançada, ainda continuam a auxiliar de uma maneira muito firme e sustentável a Doutrina, esses que nunca devem ser esquecidos e sim lembrados com muito carinho e consideração.

Destacou ainda a presença de “uma juventude curiosa do saber e com maiores exigências de muito estudo e reflexão teórica, apoiados na prática disciplinar, em espaços neutros de convívio com o devido enquadramento de militantes experientes na área educativa, treinando dessa forma a convivência harmônica e progressista”.

A propósito do aniversário da Filial, o estrado da sede foi equipado com novos assentos, que dão melhor comodidade aos militantes e aos assistentes de primeira vez. A Sala das Correntes recebeu novo depósito para fluidificação de água; o exterior do edifício recebeu nova pintura e o seu interior foi equipado com extintores de incêndio, e novos equipamentos sonoros foram instalados.

No dia seguinte à reunião, sábado, ainda em comemoração à data, foi promovido um encontro com atividades lúdicas no sítio denominado Calhau, residência do militante da Filial Ilha de São Vicente João Vasconcelos, onde foi servido almoço de confraternização. À tardinha, os convivas regressaram à cidade do Mindelo.