Filiado Belém comemora duas de suas datas históricas

Com a celebração conduzida pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, a Filial Belém comemorou duas datas históricas: a do início de suas atividades na condição de núcleo correspondente, em 1935, e a da inauguração de sua sede atual, em 1950. O acontecimento assinalou a passagem dos 86 anos da filosofia racionalista cristã em Belém, 71 dos quais completados em 21 de maio, no confortável prédio situado em uma das principais artérias da cidade, graças ao esforço dos abnegados pioneiros sob o comando do então dirigente da Filial, Jacob dos Santos Pinto, com o apoio da Sede Mundial.

A reunião cívico-espiritualista foi instalada após a reunião virtual de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual, orientada pelo presidente Gilberto Silva, diretamente da Sede Mundial, no Rio de Janeiro, com a presença a distância de uma centena de participantes, capacidade máxima permitida pelo aplicativo on-line Zoom Vídeo Communications Inc., de serviços móveis, proporcionando aspecto intercontinental ao evento, uma vez que estiveram conectados militantes e convidados de vários estados brasileiros e da Europa.

Ao iniciar os trabalhos, Gilberto Silva discorreu sobre as mudanças orientadas pela Sede Mundial, visando a adaptar as reuniões públicas presenciais às realizadas a distância, e de militantes às circunstâncias atuais, dando sentido à dinâmica preconizada por Luiz de Mattos ao codificar os preceitos e práticas do Racionalismo Cristão.

“Diante desta pandemia, vimos procurando alinhar os procedimentos às exigências do momento”, esclareceu Gilberto Silva. A parte inicial da reunião ateve-se ao conteúdo espiritualista com a realização da limpeza psíquica, e na contextualização filosófica do Racionalismo Cristão, com base na apreciação de orientação do Presidente Astral, Humberto Rodrigues, tratando da conduta humana diante de fatos e acontecimentos da vida material, e da essência espiritualista contida na Filosofia para orientar a humanidade ao convívio interpessoal e ao sentido evolucionista do espírito.

Civismo e espiritualidade. A reunião cívico-espiritualista foi instalada pelo presidente Gilberto Silva, que passou a palavra ao dirigente da Filial Belém e representante da Sede Mundial para a Região Norte, Ediel Matos. Após saudar e agradecer a presença virtual do dirigente mundial, Ediel Matos ressaltou a oportunidade propícia para relembrar a contribuição que foi emprestada pelos pioneiros e seus sucessores, que, enfrentando dificuldades, conseguiram legar a implantação do Racionalismo Cristão, construir a sede que hoje abriga os seguidores e sustentar a presença da Filosofia em Belém.

Ediel Matos prosseguiu abordando a história da construção da sede própria, inaugurada em 21 de maio de 1950, e exibindo vídeos e fotos de algumas das sucessivas etapas e reformas por que passou o prédio ao longo dos 71 anos de sua edificação.  O presidente da Filial relembrou o momento solene da inauguração da sede própria com a presença dos representantes da Sede Mundial, Joaquim Costa e Ilídio Esteves, forjando “…novo ciclo vitorioso da nossa história, cobrindo de êxito o esforço inicial liderado pelo inesquecível Jacob dos Santos Pinto e de sua irmã Etelvina dos Santos Pinto”… “início de uma jornada de tantos benefícios auferidos pela população da nossa cidade, de onde se irradia para toda a Região Amazônica.”

Na sequência, discursaram Eldo Meireles, responsável pelo Correspondente Manaus, e a senhora Sônia Eugênio, dirigente da Filial Patrocínio (MG), partícipes das reuniões de limpeza psíquica a distância. Ao encerrar a reunião cívico-espiritualista, o presidente Gilberto Silva selou o êxito de que se revestiu a comemoração com a sua empatia, agradecendo e exaltando a contribuição de dirigentes e militantes, dizendo-se seguidor do que lhe transmitiu o Dr. Augusto Gomes, fundador da Filial Campinas: “o homem se agita e a humanidade o conduz”, simbolizando a orientação que oferece a partir da Casa-Chefe e a dinâmica que os dirigentes das filiais e correspondentes  imprimem, para tornar realidade o sucesso do Racionalismo Cristão como  condutor espiritual da humanidade. O encerramento da reunião foi marcado pela confraternização virtual entre os participantes, efusivos cumprimentos e demonstração de amizade.