FiliaI Ilha de Santo Antão comemora 23 anos da sede

“Dia histórico! Recordamos hoje o 31 de janeiro de 1998, dia em que foi inaugurado este edifício que serve de escola para divulgação dos ensinamentos da filosofia racionalista cristã, que se esteia nos princípios Força e Matéria – composição do Universo – e daí explana a salutar filosofia de Jesus Cristo, falando como ele a verdade, pois foi ele quem afirmou que só a verdade faria o homem livre”.

Assim iniciou seu discurso o presidente da Filial Ilha de Santo Antão (Cabo Verde), Feliciano Domingos do Rosário, na solenidade comemorativa dos 23 anos da nova sede, realizada em 31 de janeiro.

E prosseguiu: “A filosofia racionalista cristã, tão simples e grandiosa, baseia-se na razão das coisas e na verdade dos fatos, estudando-os e analisando-os para, assim, tirar da lógica, da lucidez do raciocínio e do bom senso a dedução do que existe da realidade, tanto na vida material quanto na vida espiritual, pois o seu campo de ação é investigar a verdade e fazê-la resplandecer de acordo com as possibilidades de todas as inteligências.”

“São 23 anos passados do dia em que os racionalistas cristãos do Paul, sob a liderança do grande mestre Manuel Nobre Martins, recebiam este belo e imponente edifício, que é um monumento da espiritualidade”, lembrou Feliciano Domingos do Rosário. Acrescentou que “estamos no mês de festas espiritualistas: no dia 26 passado celebramos os 111 anos da fundação desta grande filosofia de vida, legado dos grandes espíritos Luiz de Mattos e Luiz Thomaz. Em Santo Antão tivemos o grande espírito do mestre Manuel Nobre Martins, idealista que introduziu o Racionalismo Cristão nesta ilha e suas bases de sustentação, tanto espiritual quanto material, ao erguer na entrada deste vale este belíssimo edifício que serve de sede à Filial, criando assim excelentes condições para a prática e a continuidade desses tão úteis ensinamentos.

Destacou que “a vida é uma sucessão contínua, e nós hoje temos a responsabilidade de cuidar, manter sólido este edifício, no que toca a sua manutenção e conservação e, lá adiante, passar para as novas gerações, porque isto representa um compromisso que irá passar de geração em geração”.

“Neste dia, como é natural, temos o dever de recordar o idealista Manuel Nobre Martins e todos os seus companheiros e companheiras que, em vida física, tudo fizeram para que hoje pudéssemos estar neste lugar digno e confortável”, afirmou. Desejou a todos muita saúde e boas realizações nesta casa racionalista cristã, que abraçamos com muito carinho e agradeceu a todos os presentes, que muito nos honraram com suas presenças, assistindo a este grandioso ato cívico-espiritualista.