Filial comemora, com reunião presencial, 20 anos da sede

Com reunião cívico-espiritualista presencial, em 22/11/2021, a Filial Vitória (ES) do Racionalismo Cristão comemorou os 20 anos de inauguração da sede, no bairro Bento Ferreira, naquela cidade.

Após a parte espiritualista, três oradores discorreram sobre a data, tão marcante para o Racionalismo Cristão, exaltando a luta daqueles que os antecederam na manutenção da bela Casa de Vitória.

O militante Alexandre Severiano Duarte falou um pouco sobre o início da Casa e sobre o difícil momento atual: “História de dedicação, entrega, convicção e persistência de militantes e assistentes que iniciaram esses trabalhos espirituais lá na Casa de Argolas, em Vila Velha, que era uma Casa simples, mas muito acolhedora, porém, de difícil acesso, o que representava, de certa forma, uma barreira para a expansão da nossa filosofia espiritualista em solo capixaba.

“E essa singela reunião cívico-espiritualista de hoje tem um sabor todo especial, pois esta Casa esteve fechada desde março de 2020, em virtude da pandemia mundial, que ainda não foi totalmente erradicada, mas, com o trabalho incessante dos profissionais da saúde, já se torna possível o retorno gradual dessas reuniões espiritualistas, tão importantes para a humanidade”, afirmou.

O presidente Wilion Fernando Boato exaltou o papel de nossa Filosofia e a importância da ação individual: “o Racionalismo Cristão deve ser visto como uma intensa luz astral projetada sobre nosso planeta. Luiz de Mattos e Luiz Thomaz conceberam esta filosofia com inspiração e intuição do Astral Superior para nos orientar e esclarecer que estamos todos agindo e evoluindo coordenados, uns com os outros, em fiel obediência a um regime regulador de todas as funções, como emanações do Princípio Inteligente, que todos nós somos na realidade. Se cada um cumprir com a parte que lhe cabe, com a satisfação do dever cumprido, já estaremos contribuindo para um mundo melhor.

É necessário que haja uma visão de compreensão, de tolerância e de amor fraternal, um olhar envolvido por energias espirituais fortificadoras, para que o ser humano consiga enxergar seus defeitos e se regenerar, pois todos estão neste mundo para fazer sua evolução espiritual, usando atributos espirituais, que devem ser aprimorados a cada dia. Agradeço àqueles que tiveram uma visão progressista e nos legaram esta belíssima escola de espiritualidade.

Humberto de Souza Boato, presidente em exercício, nos comentários finais abordou o tema Pensamento, na perspectiva dos fundadores e no cumprimento de nosso papel atualmente: “Nós sempre afirmamos que nada acontece por acaso e que nada se materializa, se concretiza efetivamente, sem antes passar pelo pensamento, que é o sustentáculo, o fundamento de toda evolução material, cultural e espiritual. E grandes feitos na história da humanidade tiveram como artífices valorosos homens e mulheres, espíritos de escol com suas vibrações elevadas, sempre em prol da coletividade, pondo em prática as ideias trazidas nos seus âmagos, não se esquecendo de seus compromissos astrais, objetivando o despertar para a espiritualidade, desiderato de todos os seres humanos”.

“Não obstante a profícua utilização das mídias sociais e a realização das reuniões públicas a distância, nada substitui a frequência presencial a uma Casa Racionalista Cristã, onde o proveito espiritual é maximizado”,

Em uma singela homenagem comentou: “Em 25 de abril de 1928, o casal Benedita Maria e Luiz Antonio dos Santos lançou a semente. Em julho de 1957, Nelson Botelho da Silveira já colhia frutos. Em 24 de novembro de 2001, o casal Wilion Fernando Boato e Iza Gerardth Boato, com total apoio do então presidente físico do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues replantaram a raiz da espiritualidade em Bento Ferreira nos legando esta bela Casa, e hoje temos o privilégio de auferir os louros da vitória, que aliás é o nome de nossa Cidade, que acolheu essa Filosofia com toda a receptividade e amabilidade possíveis”.

“Amigos, a árvore da espiritualidade nos oferece alento, tranquilidade, conhecimento e sementes para serem espalhadas sempre com a finalidade de proporcionar bem-estar aos nossos semelhantes, sem distinção, pois a sombra é para todos, sim, que se esforçam, se dedicam, se aprimoram e se espiritualizam. Portanto não vamos decepcionar aqueles que tanto lutaram para que estas portas estivessem sempre abertas, acolhendo os que acreditam que ‘conforme se pensa, assim será; conforme se faz, assim será’”, concluiu o presidente em exercício, agradecendo a presença de todos e encerrando a reunião.