Filial Cuiabá festeja seus 73 anos

Os racionalistas cristãos de Cuiabá (Mato Grosso) comemoraram em reunião cívico-espiritualista, em 18 de outubro, os 73 anos de ascensão de Correspondente a Filial e os 50 anos da sua nova sede, na Rua Major Gama, 1237, Centro-Sul.

Em meio à comunhão de patriotismo e leveza astral do ambiente, a banda da Polícia Militar, sob a regência do sargento Carlos Roberto Loitero, executou o Hino Nacional brasileiro para as mais de 250 pessoas presentes à reunião.

A comemoração foi aberta pela presidente da Casa, em exercício, senhora Silvana Margarida Benevides Ferreira, que destacou a relevância de o solo mato-grossense ter uma escola espiritualista. Salientou a bravura dos presidentes anteriores, desde a fundação do núcleo dos estudos filosóficos, até a ascensão a Filial em nome do pioneiro, Antonio Cecílio.

Família

Em prosseguimento, a presidente deu ênfase à necessidade de disciplina no núcleo familiar, fazendo referência ao seu esposo, José Ferreira Filho, e sua jovem nora, Elena, presentes à reunião; destacou que a família é, e sempre será, a base de uma sociedade mais justa e equânime. Destacou também a importância da Polícia Militar no cumprimento da segurança do Estado, reforçando que se sentia orgulhosa de ser filha de militar, e lembrou que seu pai exigia de todos os seus filhos disciplina. Referiu-se ainda à importância de sua mãe,  Dona Dirce, militante da Casa, que soube encaminhá-la com perseverança para o conhecimento do Racionalismo Cristão.

Em seguida, destacou a importância da união e harmonia de todos os militantes das filiais Cuiabá e Várzea Grande e do valor da assistência e da presença dos jovens.

Com o objetivo de estimular e divulgar os princípios básicos do Racionalismo Cristão, foram presenteados com o livro Ao Encontro da Espiritualidade os jovens Douglas, Bruna e Jady; com a Coleção Óculos Mágicos Aventuras da Família Mattos as meninas Ana Sofia e Júlia, e com exemplar do livro essencial  Racionalismo Cristão o comandante geral e o maestro da banda da PM do Estado.

Com o intuito de parabenizar os novos militantes, foram convidados para dar seus depoimentos a senhora Karla P. L. da Silva Proença e Orlando Melquíades Pereira.

A militante Karla Proença relatou com entusiasmo: “Nasci em berço racionalista cristão. Minha avó, Dona Osvaldina, foi militante, juntamente com meu avô. Ambos deixaram belos exemplos de honradez e dedicação a nossa filosofia espiritualista. Atualmente, tenho a minha tia Terezinha, que muito contribui para o meu conhecimento. Acompanhei minha avó em visitas a outras casas racionalistas cristãs e à Casa-Chefe, onde aprendi a consolidar a disciplina.

O militante Orlando Melquíades Pereira.  afirmou: “A mudança que ora observo, como militante, foi a satisfação de servir à Causa. Sou um soldado do Racionalismo Cristão. Penso que demorei um pouco até o meu ingresso, até porque fui estimulado por um militante, há mais de seis anos, para ingressar. Aproveito para agradecer aos meus companheiros pela excelente acolhida”.

Ao encerrar a reunião, a presidente leu orientação de Luiz de Mattos. Merece destaque a inauguração da sala de espera, idealizada com o objetivo de proporcionar acessibilidade à biblioteca e acolher, principalmente, os mais idosos e pessoas com limitação física.

Palestra

As atividades prosseguiram no sábado, dia 19, com a palestra Felicidade, a luz da espiritualidade, que foi explanada pela presidente da Casa com debate, diante do importante tema espiritualista, sob o coro musical de Amigos para sempre. Em seguida o público assistiu a uma peça teatral com as personagens Salvalinha e Piropipinha com a apresentação: a dependência dos jovens sobre a tecnologia informativa e suas consequências, mas positivamente o elo, conjunto, desta, com a informação impressa das nossas obras.

Ao final da palestra, alguns assistentes, presentes, afirmaram estar felizes após a oportunidade de ampliar os conhecimentos prodigalizados pelo Racionalismo Cristão.