Os 42 anos da Filial Lisboa do Racionalismo Cristão, transcorrido em 30 de junho, e 11 da sede própria foram comemorados em reunião a distância com apoio da plataforma Zoom e participação de dirigentes e militantes de várias casas racionalistas cristãs. A presidente da Casa aniversariante, Maria do Céu Sousa, agradeceu aos participantes e em destaque ao presidente Internacional do RC, Gilberto Silva.
“Reconhecemo-lo como homem evolucionista e perspicaz, porque sentiu, desde que iniciou o trabalho de grande responsabilidade da Presidência do RC, ainda em vida física do nosso mestre Humberto Rodrigues, a necessidade de aproximar a Sede Mundial de todas as Casas mundo afora, incentivando o uso do computador para se corresponderem entre si, deixando para trás o moroso envio da correspondência pelo Correio”, disse Maria do Céu.
Prosseguiu a presidente: “A adoção da internet, com novos aplicativos das mídias, permitiu superar com toda eficácia todos os obstáculos, situações e necessidades que foram surgindo, concretizando, a cada dia, seu grandioso e ingente trabalho de verdadeiro expansionista do Racionalismo Cristão.
O intercâmbio virtual entre a Sede Mundial e as Casas começou em 2009, ano que nos remete à carinhosa lembrança do 30º aniversário de fundação da Filial Lisboa, em que nosso querido amigo e presidente do RC, Gilberto Silva, se fez “presente” com seu discurso, através de uma gravação pela qual mais de 150 pessoas pudemos ver, ouvir e sentir a sua presença a par da sua sublime mensagem, numa tela ligada a um computador. A partir de 2014, Gilberto Silva tem-nos acompanhado nas reuniões cívico-espiritualistas, virtualmente via Skype, com seus “discursos”, transmitindo-nos suas sábias palavras de coragem, de incentivo, de fraternidade e boa disposição.
De 2017 a 2019, tivemos a satisfação e a honra de ter o nosso estimado presidente internacional ao vivo na Filial Lisboa, acompanhado pela nossa muito estimada amiga Iraci Silva.
A partir de 2020, deu-se início de novos aplicativos que nossa querida Sede Mundial vai adotando em suas mídias sociais, levando a filosofia que abraçamos voluntariamente a todos os pontos da Terra, para esclarecimento, fortalecimento e espiritualização de toda a humanidade, amenizando sofrimentos e levando conhecimentos.
Muito obrigada estimados amigos, pelo carinho para com a Filial Lisboa.
Foram dois anos de preparação para a abertura da Casa
A Filial Lisboa comemora hoje seus 42 anos, embora tenha sido trabalhada já por Francisco de Abreu, dois anos antes, portanto há 44 anos. Ele veio de Angola, onde tinha trabalhado com nossa mestre Maria de Oliveira, e foi um homem que chegou e fez grande trabalho: foi a Filial Lisboa, foi também a Filial Aveiro, e muitos esclarecimentos deu, muitos conselhos, e assim tem acontecido com aqueles que o seguiram, afirmou Lino Santos, representante da Sede Mundial em Portugal…
E leu trecho do discurso de Antonio Cottas, quando inaugurou a Sede Mundial, em 1956: “Esta Casa será sempre uma fonte inesgotável para todos os sedentes da espiritualidade, nela hão-de encontrar alento todas as almas sofredoras; entrará nela o fraco, para dela sair fortalecido pela vontade de viver e tornar-se uma criatura animada para a luta pela vida, desejando vencer suas dificuldades”.
E afirmou: Têm enorme profundidade essas palavras, porque cabem a qualquer das Casas abertas. Todas as palavras ditas no Racionalismo Cristão têm um único motivo e incentivo, de levantar as almas sofredoras que existem, e que nos tempos atuais são muitas mais.
Filial oferece receptividade, calor humano e amizade
Jorge Fares, presidente da Filial Santos (SP) assim se dirigiu aos participantes da reunião comemorativa a distância e, em particular, aos dirigentes, militantes e assistentes da Filial Lisboa:
“Visitar uma casa racionalista cristã é sempre uma oportunidade marcante, e foi o que nós encontramos na Filial Lisboa, pela receptividade, calor humano, amizade, e o sentimento de satisfação de ver vocês receberem os militantes de fora, os assistentes.
E isso nos marcou muito, sentir que estávamos como na nossa casa. A amizade que logo nasceu dessas visitas parecia que éramos já amigos há muito tempo, e logo a gente se identificou com vocês e, desde então, realizamos atividades em conjunto, numa parceria fraterna, solidária, amiga, trocando conhecimentos, e isso nos dá uma satisfação muito grande. Estão todos de parabéns.”
Reuniões a distância pela internet são fruto de raciocínio e intuições
Em resumo, disse Gilberto Silva, presidente do Racionalismo Cristão, aos participantes da reunião:
“A dirigente-geral da Filial Lisboa nos presenteou, em sua apresentação, com imagens de nossas passagens pela Filial Lisboa e sentimos muita saudade, afinal de contas lá se vão 12 anos daquela imagem, e lembrar que Lisboa foi pioneira nestas atividades a distância.
Quando as pessoas dizem: ‘ah! de repente veio a pandemia e o senhor tirou isso da cartola, não? A gente não tirou nada da cartola! Tudo é inspiração, tudo é intuição, tudo é reação à necessidade, fruto do raciocínio e naturalmente das intuições que recebemos.
Mas já tínhamos experimentando isso antes participando, ao vivo, de algumas reuniões públicas em Lisboa. Então, só queremos agradecer a todos os dirigentes que abraçaram esta ideia, que estão nos ajudando e muito nesse trabalho de divulgação da nossa Filosofia de vida através das reuniões públicas a distância, de parabenizar Lisboa, parabenizar Maria do Céu, parabenizar seu esposo Jorge, que sabemos, ajuda muito sua esposa na Filial Lisboa.
Então, a todos vocês, a nossa gratidão, a gratidão da Sede Mundial pelo trabalho que vocês vêm fazendo mundo afora em prol do Racionalismo Cristão.
E hoje chegou o dia de Lisboa, então hoje concentramos aqui o nosso agradecimento, não só a Lisboa, mas a todos vocês de Portugal que têm feito esse magnífico trabalho em prol da nossa Filosofia, em prol da humanidade, porque trabalhar para o Racionalismo Cristão, é, sim, trabalhar para a humanidade e trabalhar para nós mesmos, para nossa evolução espiritual.
Então, vamos ter equilíbrio e bom senso como disse Humberto Rodrigues, continuarmos a nossa luta, o nosso trabalho, continuarmos portanto, cada um na sua atividade, na sua área, no seu trabalho, mas todos irmanados como todos estão fazendo. E isso não só demonstra a grandiosidade do Racionalismo Cristão, como a grandiosidade de espírito de cada um de vocês.
Nós, quando em 2010 fizemos o primeiro Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, dissemos: “nós só estávamos realizando aquele Congresso porque estávamos caminhando por estradas pavimentadas pelos nossos mestres. Dentre eles, Humberto Rodrigues, que tanto lutou para que pudéssemos realizá-lo”. E hoje estamos aqui também graças aos mestres queridos, que pavimentaram esse caminho, e muito mais longe nós iremos, porque estamos apoiados em ombros de gigantes, como disse Isaac Newton.
Um grande abraço a vocês, muitíssimo obrigado pelo trabalho que vocês fazem nas casas racionalistas cristãs mundo afora, e hoje os parabéns especiais para Lisboa, para Maria do Céu, para todos os militantes e também os nossos assistentes da Filial Lisboa. Estamos com saudades de vocês e vamos matar essa saudade em breve, tenho certeza disso.
Parabéns, um grande abraço e fiquem bem. Muito obrigado!”