Filial Recife, 88 anos

Reunião cívico-espiritualista marcou a comemoração dos 88 anos do Racionalismo Cristão em Recife (PE), contados desde o início do processo para ali estabelecer um correspondente, e dos 50 anos da inauguração do atual prédio sede da Filial.

Os trabalhos foram presididos pelo dirigente-geral da Casa, Francisco Ivo de Oliveira, que os deu por finalizados após discurso em que detalhou fatos marcantes da história do Filiado e enalteceu figuras que se destacaram ao longos desses 88 anos.

Durante a reunião, militantes fizeram breves discursos em que destacaram a luta e longa caminhada, na continuidade do projeto, com os esforços e trabalhos para manter a Casa de acordo com o padrão estabelecido pela Sede Mundial.

O militante Elenison Ferreira do Nascimento destacou a possibilidade de poderem todos celebrar cada momento da nossa participação e absorção benéfica da energia da espiritualidade superior presente às reuniões.

“É uma energia forte e com a marca da filosofia do Racionalismo Cristão, sendo absorvida aos poucos e em cada participação nas reuniões. São momentos únicos em que todos nós presentes devemos prestar atenção com pensamentos sintonizados nos trabalhos realizados. É um benefício coletivo da limpeza psíquica nas reuniões com a marca da nossa filosofia”, afirmou.

Disse, ainda: “Na vida estamos sujeitas às intempéries e circunstâncias dos ambientes percorridos e situações que temos que vivenciar pela nossa rotina e necessidades de participação dos trabalhos profissionais e interação social com pessoas e coisas boas e outros fatos que não nos agrada muito, tudo ocorrendo pelo resultado do nível espiritual dos seus atores, na forma de pensar e interagir, gerando tantas diversidades que devem ser toleradas, mas podem ser melhoradas pela educação espiritual realizada pelo Racionalismo Cristão”.

Acrescentou que “aqui prevalecem a seriedade e verdades que podem libertar das crenças e misticismos sem
fundamentos. A vida fora da matéria é estudada pelas bases sólidas da filosofia do Racionalismo Cristão. Devemos também procurar manter o pensamento sempre positivo, acreditando que as Forças Superiores estão aqui para colaborar para melhoria de todos. Compete a cada um procurar sintonizar-se com essas Forças, sempre presentes nas reuniões desta Casa.”

A militante Josefa Evaristo de Souza, que há mais de 40 anos frequenta o Racionalismo Cristão, exortou os presentes a nunca deixar “de estudar esta grande Filosofia, temos muito que aprender ainda, não importa a idade, nossa vida inteira é uma construção de conhecimentos, experiências e, assim, evolução”.

Disse a sra. Josefa: “Novamente estou participando de mais um aniversário desta Filosofia, sinto-me muito feliz de estar aqui com todos vocês.

Já faz bastante tempo que frequento esta casa racionalista cristã, foi aqui que encontrei o caminho da minha vida. Cheguei aqui quase adolescente, com muitas dúvidas. Frequentava uma religião, e sempre ouvia falar que tudo que acontecia era vontade de Deus. Não aceitava, Deus não tinha culpa dos erros das pessoas, como também ninguém sofria qualquer consequência pelos seus atos, muitos acreditavam que iam receber perdão pelos seus erros.

Foi através do conhecimento adquirido nesta Filosofia espiritualista que despertei para a espiritualidade e comecei a usar minha força de vontade para lutar pelos meus ideais.

Aqui não se adquire só conhecimentos espirituais, pois estudando e pesquisando conseguimos despertar para melhores condições intelectuais e materiais.

O Racionalismo Cristão nada promete, ensina o valor que cada pessoa possui, como devemos descobrir que somos capazes de superar todos os obstáculos e lutar pela nossa evolução espiritual. Temos condições de superar os revezes da vida, através da coragem, força de vontade, pensamentos positivos, disciplina e respeito pelo nosso semelhante.

Temos que continuar nessa jornada, nunca desistir. Persistam sempre em buscar novos conhecimentos. Estamos sempre à disposição de vocês para tirar as dúvidas, aqui é uma escola, sempre seremos alunos, vibramos com essa troca constante de conhecimentos.

Sejam bem-vindos, continuaremos à disposição de vocês com nossos estudos para esclarecimento da humanidade, pois esta é a finalidade da filosofia Racionalismo Cristão.”