Filial rememora a chegada do RC ao município de São Gonçalo

Os 113 anos do Racionalismo Cristão na Terra e o Dia da Espiritualidade foram comemorados pela Filial São Gonçalo (RJ) em 27 de janeiro, com a Casa ornamentada como a disciplina orienta. A implantação da Filosofia no planeta foi lembrada com reunião cívico-espiritualista sob orientação do Presidente Astral Superior da Filial, Alberto Tardelly.

Havia bom número de assistentes, os quais se mantiveram com muita atenção. Na parte cívica discursou o diretor secretário da Filial, Valdemiro Ferreira, que citou o valor dos mestres, a luta que enfrentaram através dos tempos e as lições transmitidas aos seguidores; enalteceu a gestão de Humberto Rodrigues, que sempre defendeu esta Filosofia e atualmente brinda os racionalistas cristãos com suas orientações, que são verdadeiras aulas, enriquecendo os conhecimentos espirituais e dando a visão do que é a vida na Terra. Enfatizou também o trabalho e a dedicação do presidente internacional, Gilberto Silva.

A dirigente geral da Casa, Lucy Gonçalves da Costa, discorreu sobre o início da filosofia racionalista cristã e seus fundadores, seu valor e dedicação e as vitórias alcançadas com muita garra, desprendimento e honestidade ao longo desses 113 anos.

Em suas palavras, Lucy Gonçalves da Costa procurou mostrar a garra e a coragem de Luiz de Mattos e seu grande amigo Luiz Thomaz, enfrentando dificuldades para deixar um meio mais fácil de a humanidade elevar o nível de sua evolução e consequentemente da   espiritualidade.

A reunião festejou também a inauguração da nova sede desta Filial, que em 30 de janeiro completou 24 anos, porém o Racionalismo Cristão chegou ao município de São Gonçalo há 88 anos. Durante todo esse tempo, tanto no passado como em período recente, recebeu a todos com carinho, atenção e respeito. O Racionalismo Cristão dispõe-se a ajudar as pessoas a entenderem sua filosofia espiritualista.

A dirigente-geral enfatizou a história do Racionalismo Cristão e o trabalho de Luiz de Mattos porque a assistência era composta de muitos jovens, que ainda não conheciam a filosofia racionalista cristã e o seu codificador, e  eles ficaram satisfeitos com o que ouviram.

Lembrou a oradora que Luiz de Mattos, homem humilde e valoroso, de maneira simples, com grande envergadura moral, é um exemplo dignificante para todos militantes e assistentes do Racionalismo Cristão seguirem à risca e apontou como exemplo o fato de Luiz de Mattos não se ter voltado somente para os ensinamentos da espiritualidade; ele queria também que o ser humano se completasse na vida pessoal como um todo. Trabalhou com muita coragem contra a escravidão, muitos escravos fugiam de seus donos pelos maus tratos que recebiam, e ele os defendia, dando-lhes alimento e aconselhando-os a terem uma profissão, para poderem libertar-se daquela condição humilhante.

Lucy Gonçalves da Costa parabenizou com muito carinho os militantes, companheiros e companheiras que comparecem a todas as reuniões presenciais para formar campos vibracionais, e agradeceu a fidelidade de todos.