Formas de expressão mediúnica exercidas no Racionalismo Cristão

Marclei Barbosa Santiago, militante da filial Patrocínio (BH-MG), professor universitário.

Este artigo busca aclarar as formas de expressão mediúnica utilizadas nas reuniões espiritualistas das casas racionalistas cristãs, os estados de consciência e os tipos de entrelaçamento fluídico em que essas formas ocorrem. Resumidamente, as formas de expressão mediúnica exercidas nos fortes e seguros campos vibracionais das casas racionalistas cristãs são a intuitiva e a psicofonia, ocorrendo nos estados consciente ou semi-inconsciente, e de entrelaçamento fluídico tênue ou intenso.

A mediunidade é uma condição necessária nos ciclos de existências físicas. É uma faculdade inata (pela via intuitiva) e se apresenta por diversas formas (modalidades) de expressão conhecidas como a intuitiva, vidência, auditiva, olfativa, psicográfica, clarividente, sensitiva, psicofonia e de entrelaçamento fluídico intenso ou tênue. Essas formas de expressão ocorrem através dos estados consciente, semi-inconsciente (intermediário entre a consciência e a inconsciência) ou inconsciente.

Estados de consciência. Esses estados acontecem de acordo com o grau de evolução do médium, o potencial de expansão (gradação) de seu corpo fluídico, bagagem de experiências mediúnicas conquistadas nesta e anteriores existências físicas, capacidade de expansão de sua consciência, modos de frequência de suas vibrações, disciplina, honestidade e intensões nos momentos que antecedem e durante a realização do fenômeno mediúnico, e qual é a intensidade e a natureza (superior ou inferior) dos campos vibracionais que dão suporte para que ocorram esses fenômenos. Vamos explicar o que são os tipos de entrelaçamento fluídico “intenso” e “tênue” para que aconteçam os fenômenos mediúnicos.

Entrelaçamento fluídico intenso. Operando com este tipo de entrelaçamento, o médium sente e capta com maior intensidade as vibrações do espírito comunicante, seja do Astral Superior ou do astral inferior (com autorização do Astral Superior). Na forma de expressão mediúnica de entrelaçamento fluídico intenso, o espírito comunicante age sobre o médium, transmitindo vibrações do plano astral (metafísico) em que se encontra para o plano físico. Há um entrelaçamento de natureza fluídica intensa que propicia a comunicação entre os dois planos.

Entrelaçamento fluídico tênue. Este tipo de entrelaçamento forma a conexão mais empregada nas formas de expressão mediúnica, principalmente na intuitiva, que é a mais utilizada para a comunicação entre espíritos que ocorre através de vibrações de pensamentos. Podemos citar como exemplo a captação de intuições do Astral Superior ou do astral inferior ou até mesmo de um humano.

Outros exemplos, acontecem nos campos vibracionais das casas racionalistas cristãs onde a conexão através de entrelaçamento fluídico tênue é utilizada. O primeiro exemplo acontece no momento em que os espíritos do Astral Superior (Organizadores Astrais) intuem os médiuns para escreverem as listas dos militantes que vão compor a mesa do estrado antes de se iniciarem as reuniões públicas, de desdobramento mediúnico e de militantes. O segundo exemplo ocorre durante toda a dinâmica de transmissão dos reflexos mediúnicos de pensamentos de pessoas presentes, nas reuniões públicas dessas casas, que são redirecionados pelo Astral Superior aos médiuns presentes, que os captam e os transmitem através da psicofonia. O terceiro exemplo é quando o Astral Superior necessita transmitir intuições aos militantes para o bom andamento da reunião que se processa e, também, em momentos oportunos aos assistentes presentes. Nas linhas que se seguem, vamos aclarar as formas de expressão mediúnica utilizadas no Racionalismo Cristão.

Intuitiva e psicofonia. São as formas de expressão mediúnica utilizadas no Racionalismo Cristão. A psicofonia possibilita a comunicação através da fala do médium. A psicofonia no estado semi-inconsciente é a forma mais exercida no Racionalismo Cristão. Também é utilizada a psicofonia no estado consciente, que se processa pela via intuitiva.  Tudo se desenvolve com autodomínio do médium e sob a supervisão do Astral Superior. Existem médiuns que têm o potencial para se desdobrarem utilizando-se do entrelaçamento fluídico intenso, mas não são psicofônicos, por isto, não podem exercer a mediunidade nos campos vibracionais das casas racionalistas cristãs.

O conjunto formado pelas formas de expressão mediúnica (intuitiva + psicofonia + entrelaçamento fluídico intenso) possibilita as orientações do Astral Superior e as manifestações do astral inferior (com autorização do Astral Superior). O conjunto formado pelas formas de expressão mediúnica (intuitiva + psicofonia + entrelaçamento fluídico tênue) possibilita os reflexos (com autorização do Astral Superior) das pessoas presentes nas reuniões espiritualistas das casas racionalistas cristãs.

No estado de semi-inconsciência o corpo fluídico do médium se expande parcialmente. O médium tem consciência daquilo que ocorre, mas desliga-se parcialmente do ambiente. Esse estado de semi-inconsciência lhe proporciona maior concentração, mantendo-se lúcido, sabendo tudo que se passa, tendo controle dos fenômenos mediúnicos que ocorrem consigo e no âmbito do campo vibracional da casa racionalista cristã do qual faz parte. 

A psicofonia como forma de expressão mediúnica é exercida no Racionalismo Cristão de maneira segura e saudável. Nenhum médium pertencente à filosofia espiritualista racionalista cristã se desequilibra nos fortes e seguros campos vibracionais gerados nos diáfanos ambientes fluídicos das casas racionalistas cristãs.

Integridade psíquica. As Forças Superiores respeitam a integridade psíquica do médium, de seu corpo fluídico e de seu corpo físico. Por isto, apenas a psicofonia nos estados consciente e semi-inconsciente são utilizadas pelos espíritos do Astral Superior. O trabalho do espírito comunicante do Astral Superior é em conjunto com o instrumento mediúnico. As Forças Superiores irradiam o corpo fluídico do médium, confiam nele, confiam na sua fidedignidade (veracidade, autenticidade, sinceridade, confiabilidade, credibilidade). Jamais as Forças Superiores deixarão qualquer instrumento mediúnico do Racionalismo Cristão no estado de inconsciência. Deixá-lo inconsciente significa permitir que seu corpo fluídico se expanda totalmente em relação ao seu corpo físico, ou seja, ele fica ligado apenas pelos cordões fluídicos para que o espírito comunicante possa apossar-se do corpo físico do médium incauto de forma integral. Na inconsciência, o espírito do médium acaba cedendo seu corpo fluídico e, consequentemente, seu corpo físico ao espírito comunicante. Ele fica totalmente entregue, passivo, vulnerável ao que lhe acontece, chegando ao desequilíbrio psíquico e declínio psíquico-cognitivo e consequentemente declínio físico. 

Conclusão. Como toda a humanidade é portadora da faculdade mediúnica, no mínimo da forma de expressão intuitiva, é dever de todos os humanos o empenho no estudo sério para a compreensão do que significa a faculdade mediúnica, suas formas de expressão, os estados de consciência em que ocorrem, os tipos de entrelaçamento fluídico em que operam e como exercer o autocontrole e manter o equilíbrio psíquico, caso não queira ou possa desenvolver sua mediunidade nos fortes e seguros campos vibracionais das casas racionalistas cristãs; procurar entender os benefícios de seu uso correto e os prejuízos de sua inadequada e irresponsável utilização, pois a faculdade mediúnica é posta com o único propósito que é o de servir como recurso, meio, via, para o aprimoramento intelectual, moral e espiritual de todos os espíritos que perfazem ciclos de existências físicas.