Gratidão aos Espíritos do Astral Superior

Na comemoração do Dia da Espiritualidade na Filial Ribeirinha (Cabo Verde) do Racionalismo Cristão, o presidente da Casa, Arlindo Flávio da Silva, dirigindo-se aos “prezados médiuns, doutrinadores, esteios, auxiliares da Casa e cara assistência, afirmou:

“Estamos comemorando o 109º aniversário da fundação do Racionalismo Cristão, ocorrido a 26 de janeiro de 1910, uma doutrina filosófica espiritualista que levanta e fortalece almas combalidas, robustece corpos enfraquecidos e prepara os seres humanos para enfrentar e solucionar os problemas que vão surgindo no dia a dia.

Nesta data, instituída Dia da Espiritualidade, devemos recordar com imensa gratidão Antonio Vieira, que nasceu em Portugal e viveu no Brasil, com idas e vindas ao país natal.

Nessa vivência, recolheu dos dois países o conhecimento das realidades terrenas da época, que lhe serviria para organizar astralmente a implantação do Racionalismo Cristão na Terra. A ele se juntaram muitos companheiros, Espíritos da Plêiade do Astral Superior, para esta gloriosa missão, sendo os voluntários Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz incumbidos de vir ao plano físico para o efeito.

Ao primeiro coube a tarefa de codificar e ao segundo a de sustentar a Filosofia, de maneira incontestável quanto aos princípios científicos e irrepreensível em questões de honestidade.

Decorreram 213 anos terrenos de trabalho do Astral Superior nos preparativos e implantação do Racionalismo Cristão na Terra, tempo que incluiu a defesa dos escravos – o reduto de Jabaquara chegou a abrigar 5 mil escravos fugidos de fazendas onde, além do trabalho forçado, eram desumanamente torturados, ao menor sinal de contrariar a ordem escravocrata. Essa atitude de solidariedade para com os escravos, muito contribuiu para a indispensável popularidade, junto aos sofridos e aos evoluídos espiritualmente falando.

Luiz de Mattos foi nomeado para gerir o Consulado de Portugal em Santos, onde mais se movimentou a imigração de trabalhadores, posto que se tornou férreo defensor dos seus direitos legítimos, inclusive sendo pioneiro da segurança e previdência social, no Brasil.

Concomitantemente, na Ilha de São Vicente, Cabo Verde, distinguia-se um médico português que foi presidente da Câmara Municipal local – o Dr. Custódio José Duarte – que, na qualidade de Espírito Superior, passou a intuir um médium chamado Augusto Messias de Burgos – chamado de Maninho de Burgo, que viajou para o Brasil com a família, onde passou a exercer o espiritismo.

Como há muita desinformação a respeito e considerando que o tempo disciplinar para esta reunião não permite abordagem mais ampla sobre esta matéria, sugere-se a leitura dos livros publicados com relatos fidelíssimos, provas reais e reconhecimento do Redentor, que se encontram à disposição na nossa Biblioteca.

Por que todo esse sacrifício livremente consentido?

– garantir espaços físicos diafanizados e devidamente organizados para que as crianças cresçam na atmosfera familiar dos princípios do Racionalismo Cristão;

– oferecer aos jovens conhecimentos e meios de convivência ideais, idênticos aos seus, acalentados;

– promover nos adultos uma organização em que todos possam sentir-se unidos por princípios irrefutáveis, numa disciplina rígida em benefício da coletividade e da franca evolução espiritual;

– garantir aos idosos a consciência de uma vida passada de grandes sacrifícios, mas com dias, mesmo contados, quando aos poucos se vão aproximando do Plano Astral, de paz interior, fruto do dever cumprido para com os compromissos assumidos consigo próprios e o Astral Superior, a presidência da Casa em que assumiram, para com o Centro Redentor e a humanidade; tendo os seus direitos adquiridos devidamente respeitados.”

Militante da Filial Marília é membro honorário do RC

Em reunião cívica em conjunto com as comemorações do Dia da Espiritualidade e dos 109 anos de fundação do Racionalismo Cristão, a Sra. Nilda Oliveira de Carvalho foi homenageada na Filial Marília pelo presidente da Casa, Nelson Ferreira da Costa Filho, com o diploma de membro honorário do Racionalismo Cristão.

A Sra. Nilda se mostrou bastante emocionada e disse que não se sentia merecedora de tamanha honraria, porém Nelson contestou, afirmando que até a Casa-Chefe reconhecia seu merecimento ao diploma, que certamente eterniza sua passagem pela Filial Marília como uma militante que faz a diferença. A esposa do presidente, Maria Martha, presenteou a homenageada com flores.